Edemilson-fórum-tietê

Salto, 18 de setembro de 2015

Na quinta-feira, dia 17, o Vereador Edemilson Santos participou do 2° Fórum em Defesa do Rio Tietê, na cidade de Tietê. O evento foi organizado pelas cidades de Tietê, Porto Feliz, Itu, Salto e Cabreúva e integrou a programação da VII Jornada pelo Rio Tietê. O Fórum de palestras aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Tietê durante toda a manhã.

A programação do Fórum contou com duas palestras proferidas por Andressa Flosi, da Fundação Florestal do Estado de São Pauloe a do professor André Cordeiro, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O prefeito Manoel David recepcionou todos os participantes, acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Camila Pavão Chabar. O tema foi sobre o Enquadramento do Rio Tietê.

“Tive oportunidade de falar sobre o Rio Jundiaí e o Córrego Guaraú, sendo uma maior vítima da empresa Eucatex e o outro da Estação de Tratamento de Esgoto de Itu. Enfim, nossa cidade está firme levando ao conhecimento das autoridades do Estado e região a situação local”, disse o Vereador.

Destaque para as presenças dos representantes do INEVAT (Instituto de Estudos Vale do Tietê), Francisco Moschini e Fábio Noronha.

No último sábado dia 12, Edemilson participou da reunião do INEVAT, onde definiu um documento a ser encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo. “Por esse motivo estamos colhendo assinaturas para apresentar a insatisfação relativamente às condições sanitárias e ambientais em que se encontra o Rio Tietê, além de apresentar reivindicações para a melhoria, documento liderado pelo INEVAT”, explica.

Segundo discutido na reunião, um dos principais itens é a descarga de vazões no fundo do reservatório de Pirapora do Bom Jesus administrado pela EMAE, na região metropolitana (Santana de Parnaíba, Pirapora, rasgão) onde provoca o carreamento de lama contendo produtos altamente perigosos à saúde e ao meio ambiente, além dos materiais sobrenadantes de lixos abaixo de São Paulo deveriam ser contidos na própria região metropolitana e o principal item que é o fechamento dos descarregadores (túnel-ralo) de fundo do reservatório da barragem da EMAE em Pirapora do Bom Jesus.

Outra sugestão é a criação de um grupo de estudos permanente com vistas no objetivo de estudar as operações do sistema hidráulico de descargas do reservatório das barragens da EMAE, para eliminar a exportação de lodo envenenado para o interior.