protecao animal 30-04-2015

No último sábado, dia 25 de abril, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos participou de uma reunião com protetores dos animais e representantes, juntamente com o Secretário de Governo, Paulo Soranz, na Prefeitura Municipal, onde foi discutida a questão da proteção animal.

O encontro teve como objetivo o debate sobre a criação de um Conselho Municipal de Proteção aos Animais em Salto. Segundo Edemilson, o Conselho tem por objetivo debater políticas públicas voltadas ao direito dos animais, aprimorar e garantir maior efetividade no respeito ao direito legítimo e legal, evitando-se a crueldade, na conscientização da população sobre a posse responsável, colaborar na elaboração, desenvolvimento e execução da Política de Proteção, propor ações e campanhas de orientação junto à sociedade civil, viabilizar instrumentos e meios efetivos de implementar projetos, propostas, programas e ações destinadas ao controle animal, promoção do bem estar, adoção de medidas de prevenção de zoonoses e outras ações e alem disso, será responsável por gerir, apontar e fiscalizar a empresa e os serviços do canil. Durante a reunião também foram discutidos sobre a renovação do serviço no canil e a abertura de uma nova licitação.

Paulo Soranz sugeriu ao Representante do Poder Legislativo e às protetoras a realização de uma Audiência Pública para discutir a atual prestação de serviço, assim como a renovação do contrato, sendo acatado pelos presentes com o objetivo de ouvir a sociedade.

Edemilson já encaminhou a solicitação da Audiência ao Presidente da Câmara, Willhes Gomes da Silva, que confirmou e definiu o evento para o próximo dia 13 de maio, às 19hs no plenário da Casa de Leis. O encontro deverá contar com a presença do Executivo, do Legislativo e dos defensores da causa animal.

Os representantes destacaram a necessidade de um trabalho de conscientização da população sobre a posse responsável, evitando a crueldade, colaborar na elaboração, desenvolvimento e execução da Política de Proteção dos animais; e a elaboração por parte do Executivo, em parceria com a sociedade, de uma campanha permanente de conscientização.

Desde 2013 Edemilson vem sugerindo a criação do Conselho. “No mês passado tivemos uma reunião com o mesmo foco e objetivo, e no próximo dia 13 será definido o teor do Projeto de Lei que será encaminhado pelo Executivo, que tem dado total atenção para o avanço desta questão”, finaliza o Vereador.