reuniao des economico 5

 

Salto, 2 de julho de 2026

Na quarta-feira, dia 1º, encerrando a prestação de contas semestral das secretarias municipais na Câmara de Salto, compareceram os responsáveis pelas pastas de Obras e Serviços Públicos e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação.

As reuniões ocorreram em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que: “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

 

reuniao obras 1

 

Obras e Serviços Públicos – O secretário João de Conti Neto, acompanhado de sua chefe de Gabinete, Paola Ramos do Amaral, e demais membros de sua pasta, deu início à apresentação falando sobre as ordens de serviço executadas pela secretaria no primeiro semestre de 2026, sendo o total de 1.239, com o maior volume no setor de elétrica, seguido por obras de construção e reforma, tapa-buracos, hidráulica, marcenaria e serralheria. A maior solicitante das ordens de serviço foi a Secretaria de Saúde, com o atendimento ao munícipe e a própria Secretaria de Obras vindo logo na sequência.

Dentre as obras destacadas pelo secretário estão a reforma e revitalização completa do Espaço Pet localizado na Vila Ideal, a execução de pavimentação em concreto na área de estacionamento adjacente à igreja São Benedito, a manutenção e concretagem de travessia de água pluvial com guias laterais para melhoria do sistema de drenagem urbana na Vila Martins, a reconstrução de calçada em concreto na rua 24 de Outubro, o reposicionamento e fixação de bancos em granito natural ao longo do caminho de paralelepípedo do Parque Rocha Moutonnée, a implantação de área de convivência na parte externa do Hospital Municipal Monte Serrat e a reforma completa do edifício da antiga Casa da Cultura, para abrigar a Secretaria de Ação Social e Cidadania, a Delegacia da Mulher, o CREAS e a Casa dos Conselhos.

Também foram feitas pela secretaria a construção de calçada em concreto em locais como o Jardim São Judas Tadeu, a via pública próxima à unidade do SENAC e a avenida Roque Lazazzera (com sistema integrado de coleta de água pluvial), além da execução de base em concreto no ponto de ônibus localizado na avenida Rocha Moutonnée, da reforma completa da calçada na rua Costa Rica, no Jardim das Nações, e da execução de sarjetão e sistema de drenagem superficial na Rua Alcides V. de Almeida, na Vila Martins, e na estrada do Lajeado.

João de Conti tratou ainda dos investimentos feitos em 51 bairros que foram atendidos pela operação tapa-buracos, com massa fria e com massa quente, e detalhou a manutenção das estradas vicinais, praças e áreas de lazer, a pintura do CEC, a substituição de luminárias de vapor metálico por LED na ponte estaiada, na antiga ponte Salto-Itu e na avenida Eugênio Coltro, e a remoção e reordenamento de cabos de telecomunicações obsoletos e irregulares em 14 vias públicas do município.

Outro tema abordado foi o recebimento de emendas impositivas dos vereadores pela secretaria de Obras e Serviços Públicos, as quais foram destinadas para aquisição de uniformes profissionais (em fase final de licitação) e instalação de lombofaixa em local a ser definido pelo Departamento de Trânsito e Transporte, assim como emendas a serem executadas pela pasta de Obras para outras secretarias.

O secretário João de Conti também divulgou o total de 190 indicações e ofícios de vereadores com solicitações para a pasta, sendo que 120 delas já foram atendidas. Por fim, apresentou dados a respeito dos servidores ativos (68 ao todo) e da frota (38 veículos no total) da secretaria chefiada por ele.

 

reuniao des economico 1

 

Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação – Na sequência, acompanhado da chefe de Gabinete Rose Silva e outros servidores da secretaria, o diretor Roberto Corazza apresentou os dados referentes ao primeiro semestre deste ano. O secretário responsável pela pasta, Gilmar Mazetto, não pôde comparecer à reunião por problemas de saúde.

Roberto iniciou sua explanação apresentando a estrutura da secretaria, trazendo em seguida números relacionados ao Atende Fácil, ao PAT e à Sala de Apoio ao Empreendedor (que engloba o Sebrae Aqui e o Banco do Povo). Também informou que houve um saldo de 157 empregos no primeiro semestre – considerando o cálculo das admissões menos as demissões ocorridas –, bem como foram abertas 1.973 empresas, formaram-se 203 pessoas em cursos de qualificação profissional e há 329 alunos estudando nos cursos ofertados pela Univesp e 83 estudantes nos cursos do CEMIP/SENAI de Salto.

Sobre o programa Salto Agro, o diretor destacou o início dos atendimentos aos pequenos produtores rurais e da agricultura familiar e o investimento em novos implementos agrícolas com recurso de emendas impositivas. No que se refere ao programa Salto Delas, foram detalhados os eventos realizados nos meses de janeiro e março.

Foram destaque, ainda, números relacionados ao 1º Feirão do Emprego, realizado em março, e o anúncio da próxima edição para o dia 19 de agosto, além do balanço do 1º Sextou na XV, que contou com a participação de 52 empreendedores e comercializou o total de R$ 34.353,10. E também os eventos 1º Café com Beleza e 3º Café com RH, assim como palestras e reuniões promovidas pela secretaria e avanços estruturais – transferência da Ouvidoria Municipal para o prédio do Atende Fácil, adequação da rede elétrica do prédio com um novo poste, aquisição de novas mesas e cadeiras para o refeitório e processo de licitação em andamento para instalação de cobertura na área de convivência do prédio.

O presidente da Câmara de Salto, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, conduziu as reuniões, que tiveram a participação dos vereadores Almir de Melo Santos “Almir da Adega”, Antônio Moreira Sobrinho, Arildo Guadagnini, Edemilson Pereira dos Santos, Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”, Henrique Balseiros Chamosa Neto, Luzia de Fátima Izidório Vidal, Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell” e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro”. O subsecretário de Governo, Raisuli Hudson, também esteve presente às reuniões.

 

**Confira os vídeos das reuniões:

TV Web: https://www.camarasalto.sp.gov.br/

Facebook: https://www.facebook.com/camaramunicipaldesalto