solenidade maria lourdes 1

 

Salto, 20 de maio de 2026

Na noite de terça-feira, dia 19, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou a solenidade de entrega da Honraria “Maria de Lourdes Guarda”, que foi concedida a Cecília Vicente Mezzalira da Rocha, Elizabeth Cristina de Souza e Silvana Zaninelo – as quais foram escolhidas, respectivamente, pelos vereadores Dra. Grazi Costa, Antônio Moreira e Edival Preto.

A honraria foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 08/2025, de autoria do vereador Antônio Moreira, e busca “homenagear pessoas com deficiência, doenças raras ou outras condições que envolvam limitações físicas, sensoriais, intelectuais ou de comunicação, e que tenham atuação destacada na promoção da inclusão, da acessibilidade ou de causas sociais relevantes, ou pessoas que atuem de forma notável em prol da inclusão e valorização das pessoas com deficiência”.

 

solenidade maria lourdes 3

 

O presidente da Câmara de Salto, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, conduziu a cerimônia, que teve a presença dos vereadores Almir de Melo Santos “Almir da Adega”, Antônio Moreira Sobrinho, Arildo Guadagnini, Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa “Preto”, Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”, Henrique Balseiros Chamosa Neto, Luzia de Fátima Izidório Vidal, Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell” e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro”.

Compareceram à sessão solene e fizeram uso da palavra o bispo diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto; o bispo do Vicariato Apostólico de Caroní (Venezuela), Dom Gonzalo Alfredo Ontiveros Vivas; o prefeito de Salto, Geraldo Garcia; o subsecretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Bruno Tana; a presidente interina do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (CMPcD), Silvia Rocha; e o senhor José de Jesus Guarda Júnior, membro da Comissão Diocesana de Divulgação da Causa da Venerável Maria de Lourdes Guarda.

 

solenidade maria lourdes 2

 

O Ministério de Música da Comunidade Católica Nascer de Novo fez uma apresentação no início da solenidade. Também foi feita a leitura do histórico das homenageadas e a exibição de um vídeo com fotos delas, antes da entrega das honrarias e de vasos de flores.

O evento também contou com a presença da secretária de Ação Social e Cidadania, Cláudia Cardoso Barichello Rodrigues; do subsecretário de Governo, Raisuli Hudson Ferraz da Silva; do pároco da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, padre Anderson Ricardo da Silva; do pároco da Paróquia Cristo Rei, padre Antonio Carlos dos Santos; além de parentes e amigos das homenageadas.

 

homenageadas

 

Sobre as homenageadas:

Cecília Vicente Mezzalira da Rocha – Nasceu em Salto. Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Especial e Gestão Pública, também possui formações na área musical pela Escola de Artes Musicais Som Maior e pelo Conservatório Dramático Musical de Tatuí, tendo atuado na Som Maior como professora de violão popular, de musicalização infantil para crianças e bebês e como regente do coral. Foi professora de música na Escola de Educação Infantil Catatau, auxiliar de desenvolvimento infantil na Creche Bela Vista, professora na educação infantil e no ensino fundamental da Escola Sagrada Família e abriu seu próprio consultório como psicopedagoga clínica. Atuou também como docente em vários cursos do Ceunsp de Itu. Foi diretora pedagógica na APAE de Itu e instrutora ocupacional no Senai da mesma cidade. foi convidada pela Federação Estadual das Apaes a assumir como coordenadora regional de 27 cidades da região de Sorocaba. Foi ainda diretora pedagógica na APAE de Salto. Na Prefeitura de Salto, assumiu em 2013 a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência na Secretaria de Ação Social e Cidadania. Ocupou também os cargos de gestora das coordenadorias municipais, gestora dos conselhos municipais, diretora do Departamento de Direitos Humanos e, em 2024, foi secretária municipal de Ação Social e Cidadania. Em 2025, voltou ao cargo concursado de psicopedagoga clínica na Secretaria de Educação. Meses depois, assumiu a direção de departamento da Unidade 2 do Cemaee, ocupando tal cargo até os dias atuais. Foi conselheira municipal nas causas da pessoa com deficiência e dos direitos da mulher. Atualmente, representa a Secretaria de Educação no Conselho Municipal de Assistência Social. Católica ativa, é integrante da segunda comunidade do Caminho Neocatecumenal há mais de 30 anos, na Paróquia São Benedito.

 

homenageada cecilia

 

Elizabeth Cristina de Souza – Elizabeth Cristina de Souza nasceu no Recife, em Pernambuco, e vive em Salto desde 2006. Casou-se aos 19 anos e teve três filhos: as gêmeas Thamires de Souza França e Thaires de Souza França – de 38 anos – e o mais novo, Jonathan de Souza França – com 34 anos. Conviveu por 22 anos com seu marido, que tinha problemas com bebidas, e então se separou dele e veio morar em Salto, onde já viviam seus tios e primos. Desde quando vivia na capital paulista, já trabalhava como manicure em casa e ainda trabalha nesse ramo, sendo também pedicure, depiladora e designer de sobrancelhas. Com essa profissão, conseguiu conquistar sua casa e sustentar seus filhos sozinha, pois o pai deles, devido ao alcoolismo, perdeu o emprego e, cinco anos depois da separação, veio a falecer. Ela teve muita ajuda de clientes e de outras pessoas para cuidar das filhas enquanto trabalhava, pois as meninas foram diagnosticadas com atraso no desenvolvimento mental aos três anos de idade. Após três anos sozinha, conheceu José Marciano de Freitas, seu companheiro já há 17 anos. Atualmente, providenciam seu casamento na igreja, sendo bastante atuantes na comunidade Santa Madre Paulina. Em janeiro deste ano, ele foi diagnosticado com uma doença rara, a esclerose lateral amiotrófica. Beth é alguém que gosta de comemorar todas as datas e de ter a família e os amigos juntos sempre que possível, e afirma que tudo o que acontece nas nossas vidas é da vontade de Deus.

 

homenageada elizabeth

 

Silvana Zaninelo – Silvana Zaninelo nasceu em Icaraíma, no Paraná, e vive em Salto desde 1993. Quando tinha 19 anos, passou a ter muita dificuldade para andar, acompanhada de fraqueza e complicações para se alimentar e falar. Após ter passado por vários médicos no Paraná, procurou tratamento em São Paulo e foi diagnosticada com a Doença de Wilson, uma enfermidade genética degenerativa. Devido às frequentes consultas e também pela fraqueza que sentia, acabou se mudando para Salto, onde sua irmã já morava. Posteriormente, tomando medicações e seguindo a dieta proposta, sua saúde melhorou, apesar de terem ficado algumas sequelas. Fez curso técnico de contabilidade, trabalhou como babá e atuou também na Elma Chips, na Confecções Taperá e vendeu Yakult na rua, entre outras funções. Em 2013, sofreu um grave acidente de carro, que vitimou sua irmã Marilene e fez com que Silvana tivesse 14 fraturas – inclusive nas pernas e nos braços –, tendo ficado 10 dias em coma e outros 60 dias na uti, tendo quase perdido sua perna esquerda. Permaneceu oito anos e meio sentindo fortes dores e necessitando de medicações, até descobrir que sua perna ainda estava fraturada. Foram quatro anos entre o uso de cadeira de rodas e de andador. Seus amigos já a ajudaram de diversas formas, levando-a para a fisioterapia, ajudando-a a tomar banho e também com as tarefas domésticas, e ainda a ajudam em suas necessidades. Ela já foi voluntária na APAE de Cesário Lange, no Instituto Canopus, na Adefis, nos Vicentinos e na Paróquia São Roque – onde fundou a pastoral da perseverança, além de servir como catequista da primeira eucaristia, salmista e missionária da Mãe Rainha.

 

homenageada silvana

 

**Confira na íntegra o vídeo da sessão solene:

TV Web da Câmara de Salto: www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb

Página do Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldesalto