reuniao comite acoes hidricas 1

 

Salto, 6 de janeiro de 2026

A Presidência da Câmara Municipal de Salto, por meio da Portaria nº 01/2026, de 5 de janeiro de 2026, criou a Comissão Temporária de Acompanhamento Institucional do Estado de Emergência no abastecimento hídrico municipal.

A finalidade é acompanhar, analisar e fiscalizar as ações, medidas e providências adotadas pela Prefeitura de Salto durante o Estado de Emergência estabelecido pelo Decreto Municipal nº 325/2025, de 31 de dezembro de 2025.

Integram a Comissão os vereadores Almir de Melo Santos “Almir da Adega”, Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa “Preto”, Henrique Balseiros Chamosa Neto, Luzia de Fátima Izidório Vidal e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro”.

Os parlamentares foram indicados pelo presidente da Câmara, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, atendendo a um pedido do prefeito Geraldo Garcia, o qual solicitou que o Poder Legislativo também participe dos trabalhos com o Executivo e o SAAE.

Reunião do Comitê de Ações Hídricas – Na segunda-feira, dia 5, o Comitê de Ações Hídricas reuniu-se na sede da Prefeitura para acompanhar de perto as medidas adotadas diante da crise no abastecimento de água em Salto.

Durante a reunião, foram apresentados os dados das ações emergenciais executadas durante a última semana, como o envio de mais de 3,2 milhões de litros de água por caminhões-pipa para o suprimento de residências e o reforço dos reservatórios que abastecem os bairros.

Além das ações pontuais e de urgência, também foram abordadas as obras de infraestrutura de curto, médio e longo prazos que vão garantir segurança hídrica sustentável à cidade, como a ETA Barnabé (Pedra Branca), cuja construção está em fase final e com entrega prevista para meados de fevereiro deste ano.

Outro destaque diz respeito à Barragem do Piraí, que futuramente terá capacidade de armazenar até 10 milhões de litros de água.

 

reuniao comite acoes hidricas 2

 

“Como presidente da Câmara, cumpri meu papel de fiscalizador e entreguei diretamente ao superintendente do SAAE, César Piva, um ofício cobrando laudos de qualidade da água comprada, valores pagos, volumes adquiridos e demais esclarecimentos solicitados pelos vereadores. Vou continuar acompanhando, cobrando e fiscalizando”, afirmou Clayton.

Criado em dezembro, o Comitê de Ações Hídricas continuará a se reunir periodicamente para avaliar a efetividade das ações realizadas.

 

*Com fotos do jornalista Édy Rodrigues e informações da Prefeitura de Salto e do SAAE Salto.