reuniao defesa social 02

 

Salto, 10 de novembro de 2025

Na segunda-feira, dia 10, na Câmara de Salto, foi realizada a prestação de contas do secretário de Defesa Social, Nicolau Iusif Santarém - em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM).

Aos vereadores foram explanados dados de junho a outubro de 2025 da Guarda Civil Municipal, destacando os números de boletins de ocorrência, prisões em flagrante, acidentes, captura de procurados, apreensões, entre outros.

Com relação ao programa “Anjos da Vida”, foram 265 palestras para alunos dos CEMUS, abordando temas de prevenção de acidentes, perigos de jogos e interações online, bullying, violência na comunidade escolar, e acidentes domésticos.

O secretário falou ainda das tarefas do departamento de Trânsito e Transporte, com emissão de cartões de estacionamento de idosos e Pessoas com Deficiência, alvarás para vans e vistorias para táxis. E, a respeito das multas de trânsito, foram aplicadas 4.735, gerando o recolhimento de cerca de R$ 200 mil. Também relacionou as atividades da Defesa Civil, com ocorrências de incêndio, vistorias em imóveis, participação no Plano de Auxílio Mútuo com as principais empresas da cidade e o trabalho integrado com o Corpo de Bombeiros.

Sobre o sistema público de transporte, afirmou-se que atualmente conta com 42 ônibus que percorrem 13 linhas, havendo 524 pontos de ônibus e 231 abrigos no município. E, tratando da recolha de veículos em situação de abandono, Nicolau disse que conta com a colaboração dos pátios e guinchos autorizados pelo Detran.

 

reuniao defesa social 04

Secretário de Defesa Social, Nicolau Iusif Santarém, em reunião na Câmara de Salto

 

Durante o encontro, o secretário relatou que espera conseguir emendas parlamentares para aquisição de coletes, uniformes e munições, uma vez que a sua pasta não conta com recursos financeiros suficientes para compra destes itens, bem como falta orçamento para troca de semáforos, reparos em abrigos de ônibus e implantação de mais câmeras de monitoramento.

Na oportunidade, os vereadores abordaram questões ligadas ao enfrentamento do tráfico, serviço prestado pela concessionária SOU, estacionamento rotativo, adicional de periculosidade dos guardas municipais, utilização do botão do pânico, fundo municipal para desastres naturais, e outros assuntos que foram devidamente esclarecidos pelo secretário de Defesa Social.

O presidente da Câmara de Salto, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, conduziu a reunião, que contou com a participação dos vereadores Almir de Melo Santos “Almir da Adega”, Antônio Moreira Sobrinho, Arildo Guadagnini, Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa “Preto”, Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”, Henrique Balseiros Chamosa Neto, Luzia de Fátima Izidório Vidal, Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell” e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro”.

Também estiveram presentes o secretário de Governo, Gilmar Mazetto; o subsecretário Raissuli Hudson Ferraz da Silva; o diretor da Defesa Civil, Marcio José Paludeto; o comandante da GCM, Adilson Aparecido da Cunha; o diretor de Departamento de Trânsito e Transporte, Rodrigo Andrietta; e a chefe de gabinete Cintya Buzzo.

 

Adiamento de reunião - No mesmo dia, às 10h30, aconteceria a reunião entre os vereadores e o secretário de Administração, Felipe Kormann Stefani, em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), todavia a reunião foi adiada. A nova data ainda será divulgada.

 

**Confira o vídeo da reunião com o Secretário de Defesa Social:

TV Web da Câmara de Salto: www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb

Página do Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldesalto