reuniao requerimento cpfl 1 site

Salto, 18 de setembro de 2025

Nesta quinta-feira, dia 18, o secretário de Obras e Serviços Públicos, João de Conti Neto, esteve na Câmara de Salto em atendimento ao Requerimento nº 479/2025, de autoria do vereador Edemilson Pereira dos Santos, com o objetivo de responder a vários questionamentos sobre as responsabilidades e as ações atuais da CPFL, bem como sobre a situação das fiações inutilizadas em postes.

O secretário de Obras falou sobre a 1ª Reunião Técnica de Ordenamento de Fiação Aérea, realizada no último dia 11 e que contou com a presença dele, do secretário de Governo, Gilmar Mazetto, e do prefeito Geraldo Garcia. No encontro, do qual participaram representantes da CPFL – concessionária responsável pelos postes de iluminação – e de 11 operadoras de telecomunicações, ficou definido um plano de ação que terá início com um mutirão reunindo tais empresas.

O trabalho de limpeza e reordenação dos fios que estão inadequados – baixos, soltos e emaranhados pela cidade – começará no próximo dia 02 de outubro, na rua São Mateus, no bairro Nova Era.

João de Conti explicou que as empresas que não estiverem dentro das normas serão notificadas, conforme determina a Lei Municipal nº 3.745/2018, de autoria do vereador Edemilson Santos. A referida lei estabelece normas para a organização da fiação aérea urbana, atribui responsabilidades às concessionárias e operadoras, define prazos para adequações técnicas e padronização das instalações, além de prever sanções administrativas e legais em caso de descumprimento.

reuniao requerimento cpfl 2 site

A fiscalização, notificação e posteriormente multa a ser aplicada às empresas que não corrigirem possíveis irregularidades quanto aos cabos soltos será feita pela empresa Infotech, contratada pela concessionária de energia elétrica.

“A gente espera que, em breve, essas ações já comecem a surtir efeito, e a gente perceba uma melhora sensível na fiação no município”, destacou o secretário.

Denúncias a respeito de fios e cabos em situação irregular podem ser feitas para a CPFL pelo número 0800 102 570; e também para a Ouvidoria Municipal pelo número 156 ou 4602 8510 ou 4602 8514 (Whatsapp).

Também compareceram à reunião o diretor de Iluminação Pública da Secretaria de Obras, Alberto Marconi, e o subsecretário de Governo, Raisuli Hudson Ferraz da Silva.

O presidente da Câmara de Salto, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, conduziu a reunião, que contou com a presença dos vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa “Preto”, Graziela Costa Leite “Dra. Grazi” e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro”.

 

**Confira o vídeo da reunião:

TV Web da Câmara de Salto: www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb

Página do Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldesalto