2025 site notícia 7

Salto, 31 de julho de 2025

A Comissão de Organização da Câmara de Salto, composta pelos vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Arildo Guadagnini e Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”, enviou ao presidente do Legislativo saltense, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, os resultados e deliberações referentes à reunião pública sobre empreendedorismo realizada neste mês de julho, em conjunto com o Setor de Políticas Públicas da Casa de Leis.

O encontro teve como objetivo ouvir a população e representantes de diversos setores da sociedade civil organizada, coletivos de mulheres empreendedoras, entidades comerciais e órgãos públicos, com vistas à construção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico inclusivo no município. Nesta semana, a Comissão entregou à presidência da Câmara um documento contendo sugestões de indicações, requerimentos e possíveis parcerias.

Indicações ao Poder Executivo – Foi sugerido o estudo de viabilidade técnica e financeira para a ampliação do horário das creches municipais, a fim de atender às mães empreendedoras; elaboração de Projeto de Lei para instituir o Programa “Salto Delas”, formalizando como política pública permanente de apoio ao empreendedorismo feminino; criação da Semana Municipal do Empreendedorismo; revitalização da região central da cidade; isenção fiscal para médios e grandes empreendimentos a partir de 2025; ações de incentivo à gastronomia local, especialmente no entorno de pontos turísticos; e a instituição de um Calendário Municipal de Feiras e Eventos, com objetivo de fortalecer o comércio e economia criativa local.

Requerimentos de Informação – A Comissão pretende solicitar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico esclarecimentos sobre o plano de apoio ao setor de hotelaria e gastronomia; e a previsão de reabertura do Memorial do Tietê.

Parcerias – Também, há intenção de agendamento de reuniões com o Ministério da Micro e Pequena Empresa, buscando captação de recursos para ações de capacitação e realização de feiras voltadas a mulheres, jovens e grupos em situação de vulnerabilidade. E, promoção de encontros com os coletivos “Salto Delas”, “Acredite Nelas” e “Mulheres de Salto”; além disso, será verificada a possibilidade de utilização do plenário da Câmara Municipal para a realização de cursos gratuitos de capacitação profissional destinados à população, a serem oferecidos por entidades locais, como instituições de ensino, organizações da sociedade civil e demais parceiros interessados.

*Com informações da Comissão de Organização e setor de Políticas Públicas da Câmara de Salto.