visita cemitério 22 07 2025 5

Salto, 22 de julho de 2025

A Câmara de Salto realizará em suas dependências no próximo dia 30 de julho, às 14 horas, uma reunião temática em relação aos Serviços Cemiteriais e Funerários, com foco em novo modelo para a cidade, tendo em vista que a concessão atual vence em setembro. O debate será promovido pela Comissão de Organização e Setor de Políticas Públicas do Legislativo Saltense, aberto à participação da população.

Assim, pensando em novas propostas para os serviços em Salto, na última segunda-feira, dia 21, o vereador Edemilson Santos, vereadora Graziela Costa Leite “Dra Grazi” e Everton Luiz da Cruz (assessor do vereador Antônio Moreira), estiveram visitando o Memorial Parque Itapevi, em Itapevi, sendo o primeiro cemitério vertical biosseguro público do Estado de São Paulo. Na ocasião, o diretor do Memorial, Luiz Fernando Aguiar, explicou o funcionamento do local, inaugurado em 2023.

visita cemitério 22 07 2025 2

Segundo apurado na visitação, a estrutura do Memorial de Itapevi é feita de materiais sustentáveis, como fibra de coco, bagaço de cana-de-açúcar e resina de garrafas pet, e possibilita uma otimização de espaço significativa, sendo que um túmulo convencional equivale a sete sepulturas verticais, além de reduzir o tempo médio para sepultamento. E, o sistema rotativo resolve a necessidade de novas sepulturas com o passar do tempo, já que os corpos permanecem nos lóculos por três anos, sendo direcionados posteriormente para um ossário com identificação do sepultado.

visita cemitério 22 07 2025 1

visita cemitério 22 07 2025 3

Além disso, o projeto oferece uma arquitetura moderna, com uso de tecnologias que garantem segurança ambiental ao tratar os gases resultantes da decomposição humana, utilizando lóculos hermeticamente fechados, permitindo que os gases sejam liberados sem causar poluição ao ar, solo ou lençol freático. E, vale ressaltar que todo o serviço funerário em Itapevi é de responsabilidade da administração da Prefeitura.

 

*Com fotos e informações de responsabilidade do gabinete do vereador Edemilson Pereira dos Santos.