reuniao secretario administracao 2

Salto, 03 de julho de 2025

Na segunda-feira, dia 30, os vereadores da Câmara de Salto receberam secretários municipais para prestação de contas, em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

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Desenvolvimento Urbano – A Secretária de Desenvolvimento Urbano, Marcia Mendes Villegas, apresentou as receitas e despesas de sua pasta neste semestre – tendo utilizado até o momento 43% do orçamento previsto para 2025, e detalhou os convênios federais vigentes para áreas de saneamento, saúde, educação e esporte (Saneamento para todos (ETA Jundiaí), FINISA (ETA Pedra Branca) e Novo PAC 2024). E, para o Novo PAC 2025, estão sendo pleiteados junto ao Governo Federal R$ 85 milhões.

Também foram abordados na reunião os convênios estaduais com o DADETUR e as emendas parlamentares perdidas, recuperadas e em andamento, além das emendas impositivas municipais, das aprovações de empreendimentos e dos convênios visando novas moradias no município, com previsão de 224 unidades habitacionais federais e 400 estaduais.

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SAAE – Na sequência, o superintendente do SAAE, Ângelo César Turqui Piva, destacou o andamento das obras da ETA Barnabé (Pedra Branca), que atualmente se encontra na fase de terraplanagem e início das fundações, e o reinício das obras da represa do Piraí, que terá capacidade para armazenar 10 bilhões de litros de água. Sobre a captação de água do ribeirão Piraí, o superintendente anunciou o aumento de 345 litros por segundo para 365 litros por segundo e falou ainda a respeito das ações de desassoreamento do Piraí e do Buru.

Outras realizações apresentadas pelo SAAE foram a substituição de hidrômetros antigos, o monitoramento visando à prevenção e combate a vazamentos, colocação de novas tubulações de abastecimento de água e de coleta de esgoto, o atendimento emergencial, o restabelecimento da ouvidoria da autarquia e ações voltadas à gestão de pessoas.

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Administração e Governo Digital – Por fim, o secretário de Administração e Governo Digital, Michel Hulmann, fez a apresentação do organograma da secretaria, apresentou os números relacionados às licitações que já foram realizadas este ano e falou sobre a redução de 70% no uso de papel, a partir da digitalização, até o momento, de 85% dos processos internos.

O secretário também destacou os dados sobre o rastreamento da frota municipal e a quantidade de veículos, sendo que, dos 285 veículos, 218 (mais de 76%) são próprios e 67 (mais de 23%) são locados. Ele trouxe ainda números referentes à gestão de pessoas, como quantidade de servidores, de atestados e de afastamentos, bem como valores pagos com horas extras e folha de pagamento.

O presidente da Câmara de Salto, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, conduziu a reunião, que contou com a participação dos vereadores Almir de Melo Santos “Almir da Adega”, Antônio Moreira Sobrinho, Arildo Guadagnini, Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa “Preto”, Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”, Henrique Balseiros Chamosa Neto, Luzia de Fátima Izidório Vidal, Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell” e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro”. Também esteve presente o secretário de Governo, Gilmar Mazetto.

 

**Confira os vídeos das Reuniões com a Secretária de Desenvolvimento Urbano, com o Superintendente do SAAE e com o Secretário de Administração e Governo Digital:

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