reuniao defesa social 24 05 2024 1

Salto, 29 de maio de 2024

Em reunião realizada na última sexta-feira, dia 24, na Câmara de Salto, os vereadores receberam o secretário de Defesa Social, Alex Rogério da Silva – em atendimento ao Requerimento nº 69/2024, de autoria dos vereadores Antônio Cordeiro e Vinícius Saudino.

A vinda do secretário à Casa de Leis foi para prestar esclarecimentos sobre o aumento significativo de assaltos em estabelecimentos comerciais na cidade, quais medidas têm sido tomadas para conter e investigar essas ocorrências, se existem planos para aumentar o número de agentes da GCM para melhorar a segurança nas áreas críticas, como são determinadas as rotas das rondas e como elas são adaptadas para lidar com áreas com maior incidência de crimes, entre outros assuntos constantes no requerimento.

Em sua apresentação, o secretário destacou que não foi apenas em Salto que o número de roubos e assaltos aumentou. E tal aumento, segundo ele, “se deu através de indivíduos que aparentemente furtavam para sustentar uma dependência química, porém houve uma resposta muito rápida das forças de segurança do município, que lograram êxito em localizá-los e prendê-los”, ressaltando ainda que “cerca de 75% dos mesmos foram realizados por um mesmo indivíduo, que inclusive se encontra preso no momento”.

reuniao defesa social 24 05 2024 2

Sobre as medidas que vêm sendo tomadas pelo poder público, Alex explicou que “aumentamos o número de guarnição nos locais de maior atuação dos focos de furtos, em escala extraordinária, e com isso a Guarda Civil Municipal tem feito várias ocorrências de flagrantes durante o patrulhamento em apoio à Polícia Militar, aumentando significativamente as prisões na área central do município, porém, quanto à investigação, não é atribuição da referida instituição, e sim da Polícia Civil.

Falando a respeito da existência de algum plano específico para reforçar a presença da GCM em áreas comerciais vulneráveis, foi respondido que “o patrulhamento já está sendo efetivo na área central com maiores concentrações de comércios, com o objetivo de maior segurança aos comerciantes e à população em geral, tendo resultado visível nestes últimos 30 dias, com a queda nos índices de ocorrências”, informando também que a GCM tem 131 guardas civis, distribuídos em diversos setores no município, e que “está em andamento um concurso, na fase de formação de novos agentes, no intuito de aumentar o quadro do efetivo, com isso disponibilizando maior quantidade de guardas municipais na rua, para segurança pública em geral”.

Outro ponto abordado pelo secretário foi sobre os guardas municipais que apresentam alterações no comportamento, restrições médicas ou que, durante o serviço, se envolvam em ocorrências que possam prejudicar seu estado emocional. Estes “são imediatamente encaminhados ao médico do trabalho da Casa do Servidor, que, após avaliação do quadro clínico, acompanha e encaminha para tratamento específico”, conforme respondeu o secretário, e todos eles passam por consultas médicas periódicas. Atualmente, seis GCMs estão afastados por motivo de saúde e 13 estão com restrições médicas.

Tratando sobre o cronograma e horários das rondas diurnas e noturnas realizadas pela GCM, Alex disse que “nosso cronograma, horários e logística de patrulhamento são divididas em setores, com coordenadores responsáveis por cada viatura. As rondas são feitas e direcionadas em locais com maior índice de crimes, baseando-se nos horários dos registros de ocorrências”, com as escalas sendo previamente estudadas e determinadas pelo comandante da corporação e integrantes do departamento de    inteligência. “Em casos específicos, são adaptadas de acordo com locais com maior índice de crimes, baseando-se nos horários dos registros de ocorrências”.

reuniao defesa social 24 05 2024 3

Alex falou também sobre as providências tomadas para os casos mais recentes de furtos em lojas em nosso município que percutiram na imprensa local, salientando que foram feitas “ações como reforço no patrulhamento preventivo em auxílio à Polícia Militar, com escala em regime extraordinário de guardas civis e, principalmente, apresentado o Programa “Guardião Comercial” e enfatizando que, de 64 ocorrências apresentadas pela GCM no período de janeiro a abril deste ano, apenas seis ocorrências eram com pessoas em situação de rua.

Por fim, o secretário Alex apresentou o número de câmeras de monitoramento espalhadas pelo município, sendo que 556 delas estão instaladas nas escolas, 101 câmeras de fotomonitoramento nas entradas e saídas da cidade – para acompanhar o registro de veículos – e há ainda outras quatro na região central, que fazem o monitoramento de apoio.

Participaram da reunião os vereadores: Alessandro Dernival da Silva, Antônio Cordeiro, Cícero Landim, Daniel Bertani, Edival Pereira Rosa “Preto”, Fabio Jorge, Marcio Conrado e Vinícius Saudino. Compareceram ainda o chefe de Gabinete da secretaria, José Roberto Maia, e o comandante da GCM, Adão Cândido.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião com o secretário de Defesa Social:

TV Web: https://abre.ai/jThJ

Facebook: https://abre.ai/jThK