reuniao des 3

Salto, 27 de novembro de 2023

No plenário da Câmara de Salto, na sexta-feira, dia 24, os vereadores estiveram reunidos com secretários municipais - de Desenvolvimento Urbano e de Administração - em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

As informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano foram apresentadas pelo secretário Nivaldo Panossian, juntamente com o chefe de gabinete, Amarildo Josimar Ferreira. Inicialmente tratou-se sobre os processos analisados pela pasta, englobando entrada de aprovação de projetos, habite-se, certidões de uso do solo, alteração de nome de rua e atendimentos (via e-mail, telefone, whatsapp e balcão).

reuniao des 02

Também foram ressaltados alguns projetos, como a nova sede do Empreenda Salto, a Implantação do planetário; as Casinhas Vila Martins; e a retificação da matrícula para implantação do Programa Vila do Idoso. Além disso, foi abordada a questão das interdições e multas em estabelecimentos sem Alvará de Funcionamento; notificações para desobstruções de calçadas e vias públicas; orientação que é dada para comércios e ambulantes; e ainda a contribuição da Secretaria para o Plano Municipal da Primeira Infância; na redação de Plano de Mobilidade Urbana e do Plano Municipal de Acessibilidade.

Na mesma tarde, o secretário de Administração e Governo Digital, Dr. Antônio Ruy Neto, fez a apresentação em atendimento a LOM, acompanhado pelo chefe de gabinete, Nestor José de França Filho. No começo explanou sobre a estrutura administrativa da pasta, na sequência mostrou as melhorias implantadas no Almoxarifado Central e na Central de Monitoramento e Gerenciamento dos Veículos da Frota da Prefeitura – reforçando que houve diminuição em gastos com combustíveis, troca de pneus e manutenção em geral.

reuniao sec administracao 24 11 2023 3

Na oportunidade, comentou-se sobre a implantação do sistema de processos digitalizados, com mais de 100 serviços; e o secretário destacou programas desenvolvidos pela Prefeitura de Salto - para acesso a horas extras, ordem de serviço, férias e PDI (Programa de Demissão Incentivada). Com relação aos Telecentros enfatizou que são atendidas pessoas com idades variadas, disponibilizando serviços como criação de currículo, impressões e cópias, inscrições para cursos, segunda via de boletos, aulas de qualificações, entre outros.

Estiveram nas reuniões os vereadores: Edival Pereira Rosa “Preto”, Henrique Balseiros, Daniel Bertani, Fabio Jorge e José Benedito de Carvalho “Macaia”.


*Confira o vídeo da reunião com o Secretário de Desenvolvimento Urbano:
TV Web: https://abre.ai/hp7D
Facebook: https://abre.ai/hp2b


*Confira o vídeo da reunião com o Secretário de Administração:
TV Web: https://abre.ai/hp2h
Facebook: https://abre.ai/hp2k