vencedores

Salto, 24 de novembro de 2023

A Câmara da Estância Turística de Salto e a Prefeitura da Estância Turística de Salto, com apoio da Secretaria de Educação, realizaram na quinta-feira, dia 23, na Sala Palma de Ouro, a solenidade de premiação dos projetos vencedores do 1º Prêmio Câmara da Educação.

O objetivo é premiar escolas municipais, bem como professores e grupos de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) – ambos da rede municipal de ensino – que se destacaram em diversos indicadores e eixos temáticos. Também foi feita uma homenagem especial a professores aposentados que contribuíram para a educação municipal.

O prêmio é uma realização da Câmara de Salto, por meio do Comitê Gestor formado pelos vereadores Fabio Jorge, Daniel Bertani e Alessandro Dernival da Silva. Vale ressaltar que o Prêmio Câmara da Educação foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 05/2022, de autoria do vereador Fabio Jorge.

No início da solenidade, os alunos da Fanfarra do Cemus XI “Prof.a Lázara Maria Lara Begossi”, juntamente com integrantes da Banda Marcial da cidade de Tapiraí, comandados pelo instrutor Bruno Fernandes dos Reis, fizeram uma apresentação musical. E, ao fim do evento, a Faces Ocultas Companhia de Dança apresentou um fragmento do espetáculo “Vidas Secas” – baseado na obra do escritor Graciliano Ramos –, com coreografias e direção de Arilton Assunção.

As escolas vencedoras nas categorias relacionadas ao IDEB e à Primeira Infância receberam troféu, certificado e medalha. Já os professores eméritos e vencedores da categoria Professor Destaque receberam certificado e medalha. Também foram entregues certificados de menções honrosas aos demais inscritos no prêmio.

Avaliação Para avaliar os projetos inscritos, a Comissão de Avaliação foi formada pela diretora do Colégio Prudente de Moraes, Nilcimar Aparecida Mazetto Veronezi; pela diretora do Colégio Sapiência, Roberta Massoca Fulaz de Oliveira; pela integrante do Conselho Municipal da Educação, Evelize Assunta Padovani; e pela coordenadora do Departamento de Processo Legislativo da Câmara de Salto, Daniela Momesso.

Logotipo O logotipo do Prêmio Câmara da Educação foi desenvolvido de maneira gratuita pela professora formadora de Arte da Secretaria de Educação de Salto, Débora Santhyago Carvalho, a qual fez a criação da arte exclusiva para o prêmio e cedeu os direitos autorais para que a Câmara de Salto possa utilizar da maneira que considerar conveniente.

A sessão solene foi aberta ao público e contou com a participação de representantes de todos os CEMUS, dos inscritos nas categorias do prêmio e seus acompanhantes, dos professores eméritos homenageados, dos membros da Comissão de Avaliação, além dos vereadores da Câmara de Salto – Edival Pereira Rosa “Preto”, Alessandro Dernival da Silva, Cícero Landim, Daniel Fraga Moreira Bertani, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Fabio Jorge, Gideon Tavares, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Vinícius Saudino de Moraes.

Também estiveram presentes o prefeito Laerte Sonsin; a secretária de Educação, Anna Noronha; o representante da Diretoria de Ensino de Itu, professor Cássio Almeida dos Santos; o presidente do Conselho Municipal de Educação e da Associação das Indústrias de Salto (Assisa), Thiago José Isola; e a secretária de Ação Social e Cidadania, Mércia Falcini.

Vencedores no 1º Prêmio Câmara da Educação

1. melhor ideb cemus 4

Melhor IDEB (para a escola com melhor desempenho no último IDEB): CEMUS IV “Professor Odilo Della Paschoa”, atingindo média de aprendizado de 7,1

2. ideb avanco cemus 3