reuniao meio ambiente 12 06 2023 3

Salto, 13 de junho de 2023

Na segunda-feira, dia 12, a Câmara de Salto realizou uma reunião entre os vereadores e o secretário de Meio Ambiente, Flávio Garcia – em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

O membro da Comissão de Organização, vereador Daniel Bertani, conduziu o encontro, o qual contou com a participação dos parlamentares: Cícero Landim, Antônio Cordeiro dos Santos e Henrique Balseiros Chamosa Neto.

Na oportunidade, o secretário destacou o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, adquirindo aproximadamente 900 mudas. E, neste primeiro semestre, a arborização urbana foi favorecida com mais de 500 mudas plantadas em diversos pontos da cidade.

Sobre a implantação do Licenciamento Ambiental Municipalizado, foi enfatizada a agilidade nos processos, com menos burocracia e cumprindo com rigor da legislação. Já referente ao Programa Município Verde Azul, bons resultados têm sido obtidos pela secretaria, buscando atender às diretivas e com participação da equipe em capacitações e cursos.

Com relação às hortas comunitárias, Flávio enalteceu o trabalho feito no Jardim Icaraí – onde uma área pública em desuso foi transformada em espaço agroecológico, com a participação da comunidade para produção de alimentos e conscientização ambiental. Já no Jardim Marília, um terreno público também foi adaptado para tornar-se horta, unindo vontade do Poder Público, apoio da iniciativa privada e engajamento dos moradores da região.

reuniao meio ambiente 12 06 2023 1

Flávio ainda tratou da importância do Ecoponto Móvel, como forma itinerante de levar o serviço mais próximo da população, buscando reduzir o descarte irregular de materiais. Em 2023, foram mais de 28 toneladas de resíduos recolhidos pelo Ecoponto Móvel.

As campanhas constantes de educação ambiental foram salientadas pelo secretário, com ênfase nas atividades desenvolvidas nos Cemus e escolas estaduais; bem como em empresas – abrangendo temas relacionados a queimadas, animais peçonhentos, descarte de resíduos, entre outros.

Durante a reunião, foi enaltecido o trabalho do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). E, a respeito do serviço de fiscalização reforçou-se que a atuação é constante, com advertências, multas e campanhas de orientação.

A transferência da Corbes (Cooperativa de Reciclagem Boa Esperança de Salto) para um novo local mais adequado foi mencionada na reunião. O objetivo da secretaria é fortalecer a cooperativa, através de estrutura moderna e equipamentos mais eficientes.

Por fim, o representante da Secretaria de Meio Ambiente pontuou que o Departamento de Proteção Animal, em 2023, efetuou 183 resgates (75 encaminhamentos ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres Núcleo da Floresta e 103 solturas imediatas); e o Centro de Controle de Zoonoses realizou mais de 400 castrações.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://l1nk.dev/PuVPO

Facebook: https://l1nk.dev/iGOyw