reuniao seguranca escolas 10 04 2023 5

Salto, 11 de Abril de 2023

A Comissão de Organização, do Governo Municipal, da Ordem Econômica e da Ordem Social da Câmara de Salto promoveu uma reunião pública na segunda-feira, dia 10, com objetivo de debater a respeito da segurança nas escolas de Salto.

O plenário da Casa de Leis ficou lotado com a presença de representantes de escolas municipais, públicas e particulares, diversos pais e mães de alunos, e membros do Conselho Municipal de Educação. O encontro ainda teve a participação dos secretários municipais: Anna Noronha (Educação), Dr. Antônio Ruy Neto (Defesa Social), Arildo Guadagnini (Governo) e Edemilson Pereira dos Santos (Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação).

reuniao seguranca escolas 10 04 2023 2

O presidente da Comissão de Organização, vereador Fabio Jorge, sugeriu algumas propostas para aumentar a segurança no ambiente escolar, como a criação do Comitê Integrado de Segurança Escolar (composto por psicólogos, assistentes sociais, diretores, conselheiros e representantes da Secretaria de Educação e Segurança Pública); Elaboração de Planos de Emergência; Criação de um canal de denúncia exclusivo para a comunidade escolar; Criação de programas de conscientização com cartilhas e palestras sobre saúde mental e Controle de acesso nas escolas.

reuniao seguranca escolas 10 04 2023 3

A secretária de Educação ressaltou a importância dos projetos pedagógicos que são desenvolvidos com os alunos, como o “Anjos da Vida”, Bombeiro na Escola, Projeto Bullying e Mandala das Emoções. E, comentou sobre o protocolo da rotina de entrada e saída nas unidades escolares (acesso de pais e terceiros durante o horário de aula) e da aquisição de celulares para todos da equipe gestora, visando agilizar o contato com os pais.

reuniao seguranca escolas 10 04 2023 4

Já os secretários de Defesa Social e o de Desenvolvimento Econômico enfatizaram as medidas que estão sendo providenciadas, como a intensificação das rondas escolares feitas pela Guarda Civil Municipal, contratação de empresa de vigilância privada (desarmada) para a permanência nas escolas municipais, implantação do botão do pânico e instalação de 600 câmeras de monitoramento nas unidades escolares.

Na ocasião, o público presente pôde se manifestar contribuindo para a discussão. Os vereadores da Câmara de Salto também pontuaram suas opiniões, críticas e sugestões a respeito do assunto.

**Confira na íntegra o vídeo da Reunião Pública:

TV Web: https://bit.ly/3GuFC5h

Facebook: https://bit.ly/3Uop2ty