reuniao programa salto agro 30 03 2023 1

Salto, 03 de abril de 2023

A Comissão de Organização, do Governo Municipal, da Ordem Econômica e da Ordem Social da Câmara de Salto promoveu uma reunião pública na última quinta-feira, dia 30, para discutir o Projeto de Lei nº 21/2023, de autoria da Prefeitura, que “Institui o Programa Salto Agro e dá outras providências”. O PL está tramitando na Casa de Leis e em breve será discutido e votado em plenário pelos vereadores.

O principal objetivo do projeto é “o desenvolvimento rural sustentável do município e na melhoria da qualidade de vida dos moradores, ajudando com suporte na geração de emprego e renda para micro e pequenos agricultores, garantindo a sobrevivência e a permanência da população no campo, em parceria com a Casa da Agricultura (órgão do Governo Estadual) do Município”, segundo consta na justificativa da propositura de autoria do Poder Executivo.

A reunião foi conduzida pelos membros da Comissão de Organização – Fabio Jorge, Daniel Bertani e Henrique Balseiros – e contou com a participação dos vereadores Cícero Landim, Gideon Tavares e José Benedito de Carvalho “Macaia”; além do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação, Edemilson Santos; e do engenheiro agrônomo Carlos Faria, da Secretaria de Meio Ambiente.

reuniao programa salto agro 30 03 2023 2

Edemilson destacou que cerca de 200 produtores rurais dos mais diversos ramos estão cadastrados na Casa da Agricultura em Salto. E, segundo ele, uma das propostas do Programa Salto Agro é que os pequenos produtores possam fornecer para a merenda escolar municipal, tendo em vista que, dos recursos federais recebidos pelos municípios para o custeio da merenda, 30% devem ser investidos na agricultura familiar. Outro objetivo apresentado pelo secretário diz respeito à criação da Feira do Agricultor no município.

Consta ainda na justificativa do Projeto de Lei que seu objetivo é fortalecer os pequenos produtores rurais, com a disponibilização de “um trator e implementos agrícolas para diversos serviços em suas propriedades como gradagem e outros, independentemente do que é produzido, com caráter genuinamente social, uma vez que está voltado exclusivamente para os pequenos agricultores do município. Serão beneficiados pelo programa os produtores que comprovadamente não tiverem maquinários agrícolas, comprovar a condição de uso da terra, focado na potencialização e fortalecimento da agricultura e a pecuária local, por meio de iniciativas, incentivos e políticas públicas, gerando emprego e renda sobretudo, à comunidade rural, sendo uma ação que visa fortalecer a agricultura por intermédio de iniciativas e incentivos”.

reuniao programa salto agro 30 03 2023 3

“A proposta é planejar, formular e executar as políticas de desenvolvimento do meio rural, promover intercâmbio e convênios com entidades federais, estaduais, municipais e privados relativos aos assuntos atinentes, colaborar com formação de associações, cooperativas, promover ações de incentivo à agricultura, pecuária, capacitação de mão de obra para o setor, através de cursos, workshops, palestras, fóruns ou assemelhados, orientação para formalização, com uma das opções de Microempreendedor Individual (MEI), além da atenção permanente com a recuperação das estradas”.

O secretário Edemilson explicou ainda que o Programa Salto Agro deverá contar com o apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), bem como da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto).

**Saiba mais sobre o projeto: https://bit.ly/3GbCE5s

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3nA3M7V

Facebook: https://bit.ly/3M6OLo4