reuniao pcd 16 02 2023 2

Salto, 16 de fevereiro de 2023

No plenário da Câmara de Salto, na quinta-feira, dia 16, o gabinete do vereador Henrique Balseiros organizou uma reunião pública com objetivo de dialogar com a comunidade a respeito das dificuldades e direitos das pessoas com deficiência (PCD).

A pauta do encontro foi, principalmente, para discutir as adequações na legislação vigente, sendo pontuadas as necessidades de melhorias nas áreas da saúde, educação e mobilidade urbana.

Com os apontamentos e sugestões feitos por um munícipe cadeirante e também por mães de pessoas com transtorno do espectro autista, foi possível ao parlamentar compreender as reivindicações e o próximo passo será a elaboração de um novo projeto de lei, indicando mudanças nas leis para contribuir diretamente na qualidade de vida dessa parcela da população.

reuniao pcd 16 02 2023 3

Sobre o projeto – Dentre os itens levantados como importantes a serem inseridos na propositura, estão a ampliação na divulgação dos serviços e ações voltados para a PCD; programa de metas do Executivo; estudo técnico para verificar o aumento do número de vagas em estacionamentos, em destaque nos prédios públicos; revisão dos locais de pontos de ônibus e acessibilidade; criação de uma central de informação; disponibilização de cadeiras de rodas adaptadas, entre outros.

Também estiveram presentes na reunião o coordenador de Saúde Mental da Prefeitura de Salto, Lucas de Paula da Silva; a gestora do CEMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Carla Helena Brito; e a Assistente social da Apae Salto, Juliana M. Gomes.