vinicius fevereiro laranja

Salto, 03 de fevereiro de 2023

O vereador Vinícius Saudino de Moraes protocolou no dia 1º de fevereiro o Projeto de Lei nº 08/2023, de sua autoria, o qual “institui o ‘Fevereiro Laranja – Campanha de conscientização sobre a leucemia’ e dá outras providências”.

O objetivo do projeto, a ser realizado anualmente na primeira semana do mês de fevereiro, é “o esclarecimento sobre o diagnóstico e tratamento de leucemia, ressaltando a importância da doação de medula óssea”.

O PL também dispõe que, nesse período, “poderão ser promovidos eventos e atividades para conscientização dos munícipes sobre o tema” e que “os eventos e atividades promovidas poderão ser realizadas através de parcerias com entidades públicas ou privadas, organizações da sociedade civil e profissionais capacitados para tal”, “por ato voluntário e bilateral, não havendo remuneração pelos envolvimentos nas atividades”.

Conforme consta na justificativa do projeto, seus principais objetivos são “o incentivo a campanhas de conscientização e diagnóstico precoce de leucemia, que é um tipo de câncer no sangue que acomete a medula óssea, onde são fabricadas as células sanguíneas. Quando uma delas não atinge a maturidade, sofre uma mutação genética que a transforma em célula cancerígena. Elas acabam sendo maioria, substituindo as células que são saudáveis”.

O PL nº 08/2023 tramitará no setor jurídico e nas comissões permanentes da Câmara de Salto. Na sequência, o projeto irá a Plenário para ser discutido e votado pelos vereadores.

*Com foto e informações do vereador Vinícius Saudino de Moraes.