reuniao moradores inevat vereador 02 02 2023

Salto, 03 de fevereiro de 2023

Na quinta-feira (02), no plenário da Câmara de Salto, o vereador Daniel Bertani esteve reunido com integrantes do Inevat (Instituto de Estudos do Vale do Tietê) – Ismar Ferrari e Francisco Moschini; o membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Salto, Manoel Padreca; e moradores do bairro da Barra, para debater a respeito do desmoronamento do muro de contenção, localizado em um trecho da rua Marechal Deodoro, margeando o rio Jundiaí – na vila da Barra.

Vale ressaltar que, no início de 2022, após fortes chuvas, o referido muro desmoronou e, até o momento, a Prefeitura de Salto não contratou empresa para proceder as obras necessárias.

No encontro, os munícipes tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas, destacando a preocupação por terem residências próximas ao local, além das dificuldades com o trânsito, uma vez que a rua está interditada.

Segundo Ismar Ferrari, o problema está na abertura das comportas dos túneis da Barragem de Pirapora, o que aumenta a vazão do rio Tietê. E, por isso, as autoridades locais deveriam exigir que o governo estadual fosse responsabilizado pelas enchentes que acontecem em cidades ribeirinhas.

reuniao moradores inevat vereador 02 02 2023 03

O vereador Daniel se comprometeu a acionar o Ministério Público para que sejam tomadas a medidas cabíveis. No documento remetido ao promotor de Justiça da Comarca de Salto, consta que em fevereiro do ano passado, chuvas fortes ocorridas na Grande São Paulo aumentaram o nível do rio Tietê em Salto, causando o refluxo das águas no rio Jundiaí. O enfraquecimento da encosta culminou no desabamento de parte da calçada e do muro de proteção.

No ofício, também foi pontuado “o risco iminente a que estão sujeitos todos que vivem no local ou que por lá transitam. A calçada, inexistente em alguns trechos, força pedestres a caminharem pela faixa de rolamento , apresentando potencial risco sobretudo no período noturno. (...) Uma chuva forte pode elevar o leito do rio, agravando o quadro de erosão”.

“Meu gabinete se compromete a colocar na esfera jurídica (...) e cobrando para que o Poder Executivo resolva esta questão o mais rápido possível, apresentando um plano de ação com metas e prazos a serem cumpridos”. Por fim, o parlamentar enfatizou que sempre esteve aberto ao diálogo e lamentou o fato de nenhum secretário municipal comparecer à reunião.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3l06nq9
Facebook: https://bit.ly/3HTUkDL