reuniao cultura 16 11 2022 1

Salto, 18 de novembro de 2022

Na quarta-feira, dia 16, os vereadores da Câmara de Salto se reuniram com o secretário de Cultura, Oséas Singh Jr., o qual fez uma prestação de contas das atividades da secretaria que comanda – em atendimento à Lei Orgânica do Município, que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

Acompanhado do chefe de Gabinete, Renato Bispo, e do assessor de eventos Marco Stéfano, o secretário falou sobre os eventos já realizados e os que ainda ocorrerão neste mês de novembro, bem como tratou sobre os 48 projetos contemplados com editais do município por meio do “Vacina Cultural”, as 148 oficinas e eventos promovidos em parceria com o Governo de São Paulo e o inventário participativo do Patrimônio Cultural de Salto – convênio da Prefeitura com o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Salto (Comdepac) e o Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio).

reuniao cultura 16 11 2022 2

Oséas também destacou os novos eventos da Agenda Cultural, como o 1º Encontro Sertanejo, a descentralização e democratização cultural (Polo Santa Cult), a integração cultural dos imigrantes haitianos que vivem em Salto, o Prêmio J. Silvestre de Fotografia e o Festival Internacional de Cinema “Anselmo Duarte”, além das novas parcerias com a Eucatex (que doou três toneladas de tintas para a pintura da fachada do antigo prédio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)) e o muralista Kobra (que fará uma intervenção no prédio citado) e também com o Sesi e o Senai (para a instalação de sete bibliotecas livres na cidade até o momento).

Sobre os eventos regulares, o secretário Oséas abordou a exposição dos bonecões da Barra (que foi destaque na mídia nacional), a encenação da Paixão de Cristo na Sala Palma de Ouro (que voltará ao Pavilhão das Artes no próximo ano), o Festival de Teatro de Salto, a Mostra Estudantil de Teatro e o Prêmio Moutonnée de Poesia.

reuniao cultura 16 11 2022 3

Falando a respeito da programação natalina deste ano, Oséas disse que ela será realizada entre os dias 02 e 18 de dezembro, com a presença do Papai Noel e apresentações artísticas em todas essas noites, na Praça XV de Novembro. Também haverá visitação à Fábrica do Papai Noel, que será instalada na Biblioteca Municipal.

O secretário tratou ainda sobre a reativação da Sala Giuseppe Verdi para a realização de diversos eventos e sobre a utilização da Sala Palma de Ouro e do Auditório Maestro Gaó.

reuniao cultura 16 11 2022 4

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, Cícero Landim, e teve a presença dos vereadores Daniel Bertani, Fabio Jorge, Alessandro Dernival da Silva, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel” e Gideon Tavares.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3Oh16VK

Facebook: https://bit.ly/3V8w98B