reuniao esportes lazer 07 11 2022 1

Salto, 09 de novembro de 2022

Na segunda-feira, dia 07, os vereadores da Câmara de Salto se reuniram com o secretário de Esportes e Lazer, Valdir Líbero, o qual fez uma prestação de contas das atividades da secretaria que comanda – em atendimento à Lei Orgânica do Município, que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

No início da apresentação, Valdir mostrou a quantidade de alunos matriculados nas diversas modalidades esportivas, sendo a maioria das matrículas na academia de musculação, na natação, no futebol, no pilates de solo, no atletismo e no karatê. De julho a outubro de 2022, houve 109 viagens a serviço da secretaria, as quais transportaram 1.550 atletas.

O secretário também apresentou as competições, eventos esportivos e de lazer realizados no segundo semestre até o momento, sendo o “Salto em Movimento” no Parque do Lago, no Centro Esportivo “João Luiz Guarda” e no Parque Bela Vista; o Bike Day nos bairros Jardim Panorama, Laguna e Planalto; a presença da Seleção Brasileira de Basquete Feminino, que treinou em Salto para disputar o Sul-Americano na Argentina; a solenidade em homenagem aos profissionais de Educação Física realizada na Câmara; e o Circuito Brasileiro de Dança Esportiva.

reuniao esportes lazer 07 11 2022 2

Sobre as competições, Valdir falou sobre a final do Campeonato Amador de Futebol Série B, o Campeonato Amador de Futebol Série A, a Copa Supino e Levantamento Terra, o Troféu Destaque de Ginástica Artística, o Campeonato Regional de Futsal categorias menores, a Olimpíada do Trabalhador Saltense, o Torneio Municipal de Bocha e a Copa Primavera de Bocha, o Torneio de Truco de Bares, o Torneio de Vídeo Game – FIFA 2023 e a Copa de Judô – Projeto Guarda Samurai.

Abordando a presença de Salto em competições regionais e estaduais, o secretário tratou da participação de equipes nos Jogos da Melhor Idade, nos Jogos Regionais, nos Jogos Abertos, nos Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco e na Corrida Pedestre de Itu. Quanto às competições em andamento, destacou-se a participação na Liga Desportiva Paulista de Basquete, na Liga Regional de Voleibol, no Circuito ACAK de Karatê, no Campeonato Paulista de Taekwondo e na Liga Metropolitana de Tênis de Mesa.

reuniao esportes lazer 07 11 2022 3

Foram apresentadas ainda as obras e serviços realizados pela Secretaria de Esportes e Lazer ou em andamento, como a Área de Lazer “Benedito Humberto”, no Jardim Bela Vista, o gramado do Centro de Lazer “Arlindo Bonardi”, a pista de skate e playground na rua Marechal Deodoro, a Areninha do Jardim Paraíso, o Complexo Esportivo do Jardim São Gabriel, o Espaço de Esportes e Lazer do Jardim Celani II, a construção de arquibancadas no Centro de Lazer “Arlindo Bonardi”, no Jardim das Nações, a ampliação do espaço para cabines de imprensa e a cobertura de um lance de arquibancada no Estádio Municipal “Amadeu Mosca”.

A respeito da aplicação das emendas impositivas dos vereadores, o secretário Valdir ressaltou a aquisição de 25 colchonetes para academia e tabelas de basquete no valor de R$ 4.000,00 (indicação do vereador Vinícius Saudino); a compra de uma bicicleta horizontal profissional, uma bicicleta ergométrica spinning e duas mesas de tênis de mesa (indicação do vereador Henrique Balseiros); aquisição e instalação de playground na área de lazer do Jardim Marília, no valor de R$ 20.000,00 (indicação do vereador Gideon Tavares); e compra de coolers para utilização em eventos esportivos, bebedouro para cães, reformas e manutenção de áreas esportivas no valor de R$ 7.000,00 (indicação do vereador Fabio Jorge).

reuniao esportes lazer 07 11 2022 4

Outras ações de destaque foram a visita do secretário estadual de Esportes, Thiago Milhim, e o comparecimento ao Brasil Futebol Expo 2022 e à Federação Paulista de Futebol.

Por fim, dentre os eventos futuros confirmados estão a Corrida Pedestre Turística de Salto (12/11), as fases semifinal e final do Torneio FIFA 2023 (12 e 13/11), o jogo festivo pelos 40 anos de inauguração do Estádio Municipal (15/11), o Salto em Movimento no Jardim Santa Marta (27/11), o Campeonato Municipal de Truco (04 e 11/12) e a final do futebol e premiação geral da Olimpíada do Trabalhador Saltense.

Além do secretário Valdir Líbero, estiveram presentes o chefe de Gabinete, Luciano Asevedo, e a diretora de Divisão, Suzana Aboin.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, Cícero Landim, e teve a presença dos vereadores Daniel Bertani, Edival Pereira Rosa “Preto”, Alessandro Dernival da Silva e Gideon Tavares.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3FY2Gda

Facebook: https://bit.ly/3fRDxpW