reuniao defesa social requerimento 31 10 2022 4

Salto, 1º de Novembro de 2022

Em atendimento ao Requerimento nº 273/2022 (de autoria de todos os vereadores), o secretário de Defesa Social, Dr. Antônio Ruy Neto, compareceu na Câmara de Salto, na segunda-feira (dia 31), para prestar esclarecimentos sobre a situação relacionada ao muro de proteção, no bairro da Barra.

Conforme consta no documento “a mureta de proteção que havia caído no início do ano, após forte chuva, voltou a ceder. Agora, outra parte do muro se deslocou e parte do barranco foi ‘engolido’ pela água do rio Jundiaí”.

As perguntas dos parlamentares foram respondidas pelo referido secretário, o qual estava acompanhado pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, Sandro Roberto Stivanelli.

Primeiramente, foi explicada a tramitação do processo licitatório para a recuperação do local, sendo dito que está em andamento uma concorrência pública e a abertura dos envelopes das empresas participantes deve ocorrer nesta semana.

Os vereadores reforçaram o fato de o desmoronamento do muro ter acontecido há vários meses. Os secretários explicaram que está sendo feito o trâmite legal e os prazos estão adequados. Após a avaliação e sondagem do solo, os engenheiros da Prefeitura consideraram que a obra não tinha caráter emergencial. Desta maneira, a expectativa é que o contrato seja assinado em novembro e o serviço finalizado em três meses, conforme cronograma físico e financeiro.

reuniao defesa social requerimento 31 10 2022 2

Como medida de redução de danos, o secretário Dr. Ruy comentou que construíram um muro de contenção para evitar erosões e desmoronamento, além disso a Defesa Civil faz constantes avaliações do local. E, sobre o período de chuvas de fim de ano, destacou que segundo institutos de pesquisa é esperado níveis abaixo da média.

Por fim, tratando da possibilidade de uma ação judicial solicitando a proibição da abertura das comportas dos túneis de Pirapora, o secretário de Defesa Social disse que a Prefeitura de Salto não tem estudos sobre o assunto e que, no momento, não há elementos que justifiquem acionar a justiça.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, Cícero Landim, com a presença dos vereadores Daniel Bertani, Fabio Jorge, Edival Pereira Rosa “Preto”, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Alessandro Dernival da Silva, Henrique Balseiros, Vinícius Saudino de Moraes e Gideon Tavares.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3WilNEu

Facebook: https://bit.ly/3sOHXko