reuniao acao social 07 10 2022 1

Salto, 11 de outubro de 2022

Os vereadores da Câmara de Salto se reuniram na sexta-feira, dia 07, com a secretária de Ação Social e Cidadania, Mércia Falcini, e sua chefe de Gabinete, Juliana Begossi – em atendimento à Lei Orgânica do Município, que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

A secretária apresentou o andamento das atividades da pasta que comanda, classificando as ações como “a realizar”, “em andamento” ou “realizado”. Dentre as ações já realizadas estão a reorganização da composição do Conselho Municipal da Juventude e diversas atividades realizadas por esse conselho, os acolhimentos que ocorrem no Espaço POP, o acompanhamento aos beneficiários dos programas sociais, a integração com movimentos sociais, o Serviço de Proteção Integral às Famílias (PAIF), o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), o serviço social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) – que atende a 143 idosos oferecendo diversas atividades –, o “Idosos em Ação”, também com eventos variados voltados a esse público, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e atividades culturais, esportivas e artesanais.

reuniao acao social 07 10 2022 2

Quanto às ações em andamento, estão o Selo Empresa Amiga do Social (por meio da lei do Investe Salto), o Espaço + Mulher, novas unidades e reformas de CRAS  (Centro de Referência da Assistência Social) – como a construção do CRAS Marília e a reforma do CRAS Saltense –, a regulamentação dos benefícios eventuais, ações comunitárias como as campanhas contra o trabalho infantil, “Faça Bonito” e “Não dê esmola”, a gestão dos sete conselhos de direitos, a criação do Conselho da Diversidade e a criação do Departamento dos Direitos Humanos.

E, sobre as ações ainda a realizar, encontram-se a Casa da Juventude, o Serviço Especializado em Abordagem Social do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), as atividades intergeracionais do CCI – programas de aproveitamento do conhecimento, vivência e experiência dos idosos, que possam ser repassados aos mais jovens – e o Centro Dia (Creche do Idoso).

reuniao acao social 07 10 2022 3

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, Cícero Landim. Estiveram presentes os vereadores Daniel Bertani, Fabio Jorge, Edival Pereira Rosa “Preto”, Henrique Balseiros e José Benedito de Carvalho “Macaia”.

Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3ExlMGi

Facebook: https://bit.ly/3VfXzdx