reuniao secretaria educacao 29 08 2022 3

Salto, 30 de Agosto de 2022

Os vereadores da Câmara de Salto se reuniram na segunda-feira, dia 29, com a secretária de Educação, Anna Noronha Fávaro, a qual apresentou as atividades que vendo sendo realizadas por sua equipe.

O encontro foi agendado em atendimento à Lei Orgânica do Município, que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

A secretária apresentou aos vereadores as principais ações realizadas no primeiro semestre deste ano. Inicialmente, ressaltou que são 1.477 profissionais, entre docentes, apoio administrativo e docente, direção, coordenação e outros. E, neste ano, estão matriculados mais de dez mil alunos – no ensino Infantil, Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e curso de Contabilidade.

reuniao secretaria educacao 29 08 2022 1

Na oportunidade, comentou-se a aquisição de um imóvel, o qual está em fase de desapropriação e pagamento, localizado no Jardim das Nações, para atender 90 crianças na Educação Infantil. Já referente à alimentação escolar, foi exibido demonstrativo de fornecimento de refeições, explicando que no contrato atual a empresa faz a produção nas unidades escolares, com maior possibilidade de diversificação das preparações; refeição completa servida diariamente e com dez tipos de cardápios (básicos, para ocasiões festivas e passeios).

A secretária Anna destacou ainda a compra de notebooks para todos os professores em atividade na rede municipal, estando o processo no setor de licitação para elaboração do edital.

A respeito das obras, comentou do projeto no bairro Laguna – um local que atenderá até 376 crianças (períodos matutino e vespertino) ou 188 crianças em período integral; e será realizada nova licitação para o término da construção. Nos bairros Fabri e Imperial estão previstas creches, mas ainda serão feitas as licitações. Para o CEMUS XV e unidade em extensão Sol D’Icaraí (CEMUS VI) serão feitas ampliações em salas e banheiros; entre outras reformas e manutenções.

Sobre o transporte escolar, a secretária enfatizou que será feita a aquisição de dois micro-ônibus adaptados com plataforma elevatória, além de duas vans e três carros populares. E, que estão ocorrendo mudanças no sistema de cadastro e emissão de carteirinhas para facilitar e agilizar o procedimento.

reuniao secretaria educacao 29 08 2022 2

Durante a reunião, Anna apresentou os diversos projetos pedagógicos desenvolvidos – como Práticas Educativas do Material Didático SESI; Projeto Bombeiro na Escola; Projeto de educação financeira e consumo consciente; Mostra Coletiva Semana da Arte Moderna 1922; Parceria com o SEBRAE para implantação de cursos em Salto; implantação da ETEC Salto com o curso de logística no CEMUS V; entre outros.

Os vereadores tiveram a oportunidade de fazer questionamentos sobre as mesas-interativas, câmeras de segurança nas escolas e formação dos professores, com os devidos esclarecimentos dados pela secretária de Educação e por servidoras da pasta.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara de Salto, Cícero Landim. Estiveram presentes os vereadores Edival Pereira Rosa “Preto”, Daniel Bertani, Fabio Jorge, Alessandro Dernival da Silva e Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”. Também compareceram a chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Ermínia Marice Fávero, e a diretora do Departamento Pedagógico, Celene Groninger da Silva.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3CIcfeK

Facebook: https://bit.ly/3CIbWk6