reuniao frente parlamentar rio tiete 06 05 2022 10

Salto, 09 de maio de 2022

Na sexta-feira, dia 06, no plenário da Câmara de Salto, os vereadores estiveram reunidos para debater a respeito dos objetivos e desafios da Frente Parlamentar pela defesa do Médio Tietê, a qual pretende cobrar do Governo do Estado de São Paulo medidas que cessem o processo de transferência das enchentes e poluição da Região Metropolitana em direção ao interior paulista.

O encontro foi organizado pelo gabinete do vereador Daniel Bertani e contou com a presença dos vereadores Cícero Landim, Gideon Tavares, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Vinícius Saudino de Moraes e Fabio Jorge. Também participaram o secretário de Meio Ambiente, Oswaldo Dalla Vecchia e seu chefe de gabinete Flavio Garcia; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Wanderley Rigolin e o chefe de gabinete João Carlos Milioni; o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Salto, Bruno Baldi; o diretor da Merlin Arquitetura, José Roberto Merlin; o Dr. Cláudio Terasaka; os vereadores de Barra Bonita – Rodrigo Maldonado e Poliana Quirino; além dos representantes do Inevat (Instituto de Estudos Vale do Tietê) - o coordenador técnico Ismar Ferrari e o secretário Francisco Moschini.

reuniao frente parlamentar rio tiete 06 05 2022 1

reuniao frente parlamentar rio tiete 06 05 2022 13

Inicialmente, comentou-se sobre o histórico do instituto, o qual tem mais de 30 anos de existência; e a forma de utilização do rio Tietê em outras épocas – como para atividades de pesca e lazer – e que, atualmente, apresenta diversos problemas de poluição, mortandade de peixes e enchentes.

Durante suas considerações, o presidente Cícero destacou a importância da participação da sociedade civil organizada na discussão do tema e o prejuízo financeiro e moral ocasionados após as enchentes. Para o vereador Fabio também é preciso entender o rio como grande potencial econômico e uma forma para auxiliar no desenvolvimento dos municípios. Segundo Macaia, é responsabilidade dos edis estarem engajados para melhorar a situação.

De acordo com Daniel, a intenção é propiciar mais visibilidade ao assunto e envolver outras Câmaras de Vereadores, principalmente de cidades banhadas pelo Tietê. Em sua fala, o vereador Gideon apontou a necessidade do apoio político de deputados e a união de forças para buscar mecanismos efetivos que contribuam com o meio ambiente.

reuniao frente parlamentar rio tiete 06 05 2022 7

reuniao frente parlamentar rio tiete 06 05 2022 9

Os vereadores de Barra Bonita aproveitaram a oportunidade para mencionar as dificuldades no âmbito social, econômico e ambiental em consequência da poluição. Já o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Salto, ressaltou que deveria ser feito levantamento de dados e análises técnicas mostrando os prejuízos dos municípios que recebem lixo e esgoto vindos de outras cidades.

Ao final, os participantes enalteceram a iniciativa em ser criada a Frente Parlamentar e se colocaram à disposição para encontrar alternativas eficientes e ações que mostrem resultados positivos à sociedade.

Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/37tbvgj

Facebook: https://bit.ly/3smlivV