reuniao vereadores secretaria educacao 1

Salto, 30 de março de 2022

Na segunda-feira, dia 28, os vereadores da Câmara de Salto se reuniram com a secretária de Educação, Anna Noronha – em atendimento ao Requerimento nº 67/2022, de autoria do vereador Henrique Balseiros Chamosa Neto, tendo sido votado e aprovado na 5ª Sessão Ordinária de 2022.

A vinda da secretária à Casa de Leis foi para prestar esclarecimentos sobre a segurança das escolas, transporte de estudantes, material didático, planejamento das ações da secretaria para este ano, entre outros assuntos.

Em sua apresentação, Anna Noronha explicou que a Guarda Civil Municipal faz a ronda escolar, em sistema de revezamento, nas 40 escolas da rede municipal de ensino, e a Polícia Militar se ocupa das escolas estaduais. Também disse que está em licitação, pela Secretaria de Defesa Social, a aquisição de quatro motocicletas exclusivas para a Ronda Escolar e também a realização de Concurso Público para a convocação de novos membros. Além disso, a Secretaria da Defesa Social, por intermédio do Departamento de Trânsito, implantará sinalização viária em frente às unidades escolares – com pintura de solo e colocação de placas de segurança.

reuniao vereadores secretaria educacao 2

A respeito do transporte escolar, foi apresentado que são transportados tanto alunos de escolas municipais quanto de escolas estaduais, por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Estado. Também foi destaque o grande número de pessoas se cadastrando para o transporte escolar após o fim do prazo de inscrições, apesar da divulgação que foi feita e do cadastro presencial aos usuários sem acesso à internet. A secretária disse ainda que são passadas orientações aos motoristas e monitoras da prestadora de serviço, a disponibilização de um funcionário exclusivo para fiscalizar o transporte escolar, novos uniformes para motoristas e monitoras e mais qualidade no transporte dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Quanto ao planejamento das ações da Secretaria de Educação para 2022, Anna Noronha falou sobre a merenda escolar, que passará a ser feita diretamente nas unidades escolares, bem como abordou um estudo de projetos que visam atender à demanda de vagas em creches, a ampliação da jornada da educação infantil, a implantação da Ouvidoria da Secretaria de Educação, a compra de notebooks para os professores da rede e um estudo de viabilidade e instalação de cisternas ecológicas nas escolas municipais.

Ainda sobre as ações para este ano, foram mencionados o projeto Bombeiro na Escola, o Mês do Brincar, o projeto Centenário da Semana da Arte Moderna de 1922, a retomada da Mostra Estudantil de Teatro e o 2º Encontro Educacional de Salto.

reuniao vereadores secretaria educacao 3

Ao tratar das obras em andamento envolvendo creches, Anna Noronha informou que será realizada uma nova licitação para o término da obra da unidade do Parque Laguna, sendo que até o momento foram medidos 36,66% dos serviços, e que também será feita licitação para a creche do Parque Imperial.

A secretária também falou sobre a reforma do Cemus XI, iniciada neste mês de março; a ampliação do Cemus XV, que aguarda o termo de compromisso do FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação); e as reformas nas creches dos bairros Fabbri e Sol D’Icaraí, que também aguardam o tempo de compromisso do FDE.

Sobre o uso do material didático do SESI, a secretária informou que ele já foi entregue para todas as unidades escolares municipais e que os alunos iniciaram sua utilização neste mês de março. E, a respeito do kit material escolar, foi informado que o pregão para contratar a empresa fornecedora seria realizado em 29 de março, já contemplando a compra dos kits também para o próximo ano.

reuniao vereadores secretaria educacao 4

Outro assunto tratado foram as 120 mesas digitais (playtables) adquiridas pela Secretaria de Educação para as unidades escolares da rede municipal de ensino. De acordo com a secretária, elas foram distribuídas com os softwares instalados e depois de os professores receberem formação para operá-las junto aos alunos, os quais já estão utilizando essas mesas em atividades do dia a dia. Quanto à forma de compra desses equipamentos, Anna Noronha explicou que eles foram dispensados de licitação – um procedimento legal – em virtude de o produto ser exclusivo e patenteado, não somente em sua estrutura, mas principalmente nos softwares e acessos ao sistema.

A secretária apresentou ainda as despesas na educação no ano passado e, juntamente com outros funcionários da secretaria, respondeu às perguntas dos vereadores sobre cada tema abordado.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, Cícero Landim, e os vereadores Daniel Fraga Moreira Bertani, Fabio Jorge, Edival Pereira Rosa “Preto”, Alessandro Dernival da Silva, Antônio Cordeiro dos Santos, Gideon Tavares, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Vinícius Saudino de Moraes. Também compareceram a chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Ermínia Marice Fávero, diretores de escolas e funcionários da secretaria.

Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3IR7OO7

Facebook: https://bit.ly/3tQ8pvh