reuniao secretaria acao social 1 site 18 10 2021

Salto, 21 de outubro de 2021

Na segunda-feira, dia 18, em realizada uma reunião no plenário da Câmara de Salto, a secretária de Ação Social e Cidadania, Mércia Falcini, apresentou aos vereadores as ações da secretaria nos primeiros meses da atual gestão municipal. Também estiveram presentes a chefe de Gabinete da pasta, Juliana Begossi, e a assessora técnica Cláudia de Oliveira.

Segundo mostrou a secretária em sua apresentação, neste ano de 2021, foram feitas ações como reestruturação do Espaço POP (incluindo a oferta de cuidados essenciais às pessoas ali atendidas e a instalação de uma horta no local), implementação da Casa de Passagem para pessoas em situação de rua e Plano de Ação Intersetorial e Atendimento de Proteção Social Emergencial para População em situação de rua, especialmente no período de frio intenso.

Até o presente momento, passaram pelo Espaço POP 214 pessoas, sendo que 36 pessoas permanecem lá. Saíram do local 178 delas: 33 continuam transitando e fazendo uso do espaço, 70 voltaram para suas famílias, 24 alugaram casa, 36 conseguiram trabalho, 14 aceitaram ser internados (principalmente por conta da dependência química) e houve um óbito.

reuniao secretaria acao social 2 site 18 10 2021

Também houve a oferta, até agora, de mais de 3.200 cestas básicas, por meio do programa estadual Vacina Contra a Fome. A Prefeitura aderiu ainda a outros programas sociais do Governo do Estado, como o Vale Gás, e a Secretaria de Ação Social está com o processo avançado junto ao Estado para a aprovação de cofinanciamento para os Benefícios Eventuais, os quais estão previstos no PPA (Plano Plurianual) para início de execução em 2022, contemplando benefício eventual prestado em virtude de nascimento, em virtude de morte de membro familiar, em virtude de vulnerabilidade temporária e em virtude de situação de emergência e/ou estado de calamidade pública – todos eles previstos em legislação federal e municipal.

Outros destaques feitos pela secretária Mércia foram a consolidação do Sistema de Vigilância Socioassistencial em 2021, com mais de 7.600 pessoas atendidas pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social); o encontro com organizações da sociedade civil e visitas feitas a elas; a formação online para os diversos Conselhos Municipais, vinculados à Secretaria de Ação Social; a exposição fotográfica Mulheres que Curam e campanhas de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e de erradicação do trabalho infantil.

reuniao secretaria acao social 3 site 18 10 2021

A secretária também falou sobre a finalização do Centro de Convivência do Idoso, aguardando agenda do governador para realizar sua inauguração; a formação técnica e integração das ações entre a GCM (Guarda Civil Municipal) e a Secretaria e entre a Delegacia de Defesa da Mulher e a Secretaria; a formação dos GCMs para o enfrentamento da violência doméstica; o cadastro e integração dos movimentos sociais com a Secretaria; o Dia de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; a realização da X Conferência Municipal de Assistência Social; a criação dos conselhos da Diversidade e da Segurança Alimentar, juntando-se aos outros sete conselhos existentes; e as campanhas Agosto Lilás, Setembro Amarelo e Outubro Rosa.

Mércia Falcini abordou ainda a parceria com a Secretaria de Saúde para a realização do evento Salto Cuida Mais; a retomada das oficinas socioeducativas nos CRAS; a retomada das atividades do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) com os idosos no CRAS Nações; e a retomada das reuniões com grupo de famílias PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família).

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara, Edival Pereira Rosa “Preto”. Também participaram os vereadores Daniel Fraga Moreira Bertani, Fabio Jorge e Henrique Balseiros Chamosa Neto. O presidente do Poder Legislativo, Cícero Landim, não compareceu por estar com problemas de saúde.

Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3FXo3Jc

Facebook: https://bit.ly/3G6OOLm