1 reuniao prefeito cheques 1 milhao 1

Salto, 05 de agosto de 2021

A Câmara da Estância Turística de Salto antecipou a devolução de R$ 1 milhão à Prefeitura, referente ao duodécimo (repasse feito pela Administração Municipal ao Poder Legislativo para custear despesas, como a compra de materiais e equipamentos, pagamento de folha salarial, entre outros) – sendo um saldo remanescente do período compreendido entre janeiro e julho de 2021.

Por meio de uma gestão transparente e empenhada em trabalhar em prol da sociedade, a Casa de Leis possibilitou que as verbas retornem ao Executivo – tratando-se de saldos parciais dos duodécimos no valor de R$810.000,00 (oitocentos e dez mil reais) e do imposto de renda retido na fonte de R$190.000,00 (cento e noventa mil reais).

reuniao prefeito cheques 1 milhao 4

reuniao prefeito cheques 1 milhao 3

A entrega de dois cheques, com a quantia de R$ 500 mil cada, foi feita ao prefeito de Salto, Laerte Sonsin, que esteve presente no plenário do Legislativo Saltense nesta quarta-feira, dia 04.

Na oportunidade, os vereadores também entregaram um ofício solicitando que os recursos sejam utilizados na aquisição de um ônibus para o transporte de pacientes em tratamento de câncer e compra de um caminhão pipa para auxiliar no abastecimento de água da população.

reuniao prefeito cheques 1 milhao 2

Reunião – Ainda na tarde de quarta-feira (dia 04), os edis se reuniram com o prefeito Laerte para conversar sobre diversos assuntos. O chefe do Executivo iniciou sua fala ressaltando a questão da diminuição dos cargos comissionados, acarretando dificuldades para a gestão, citando como exemplo o setor de Convênios que contava com oito pessoas no ano passado e permaneceu apenas um funcionário.

O prefeito fez um breve relato das ações que vem sendo realizadas pelas secretarias, mencionando que já foram 30 mil m2 de buracos tampados na cidade; a descentralização da cultura, inclusive com novos espaços; revitalização do ginásio de esportes do Cecap; parcerias com a Acias e Assisa para formação de profissionais; além disso, anunciou que uma empresa instalará um centro de distribuição na cidade, gerando dezenas de empregos.

Na área da saúde, os vereadores fizeram cobranças por melhorias. Laerte falou que este setor passa por um período complicado, principalmente pela pandemia da Covid-19, reforçando que a vacinação em Salto tem avançado e que o município segue o Plano São Paulo. Já com relação à volta das aulas presenciais na rede pública municipal de ensino, enfatizou que desde o início do ano a Secretaria de Educação vem se preparando com equipamentos, protocolos de segurança e professores vacinados.

reuniao vereadores Prefeito devolucao 1 milhao reais 2

Na ocasião ainda foi falado que está em andamento a criação de uma frota de veículos próprios do município; e que a prefeitura tem feito a revisão de diversos contratos, havendo a negociação e até mesmo a rescisão em alguns casos.

A “taxa de lixo” também foi comentada na reunião, tendo o prefeito esclarecido que se trata realmente de uma imposição da lei federal, por isso foi preciso apresentar o projeto que está em tramitação na Casa de Leis.

A saúde foi novamente abordada, com preocupação dos edis referente aos atendimentos feitos no hospital municipal. O prefeito disse que com a entrada da atual gestora – Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – percebeu melhoria em alguns aspectos, lembrando que o contrato é emergencial e encerra no início de outubro; e após a licitação ocorrerá contratação de nova organização social para administrar o hospital.

Os vereadores aproveitaram para fazer apontamentos sobre o transporte público, destacando a necessidade de criar comissões legislativas e do Executivo para discutir formas de reestruturação e resolver os problemas deste setor.

Para finalizar, o prefeito Laerte agradeceu aos vereadores que estão empenhados e intermediando verbas junto a deputados, tendo conquistado importantes recursos para o município; e também pela ação fiscalizatória e atuante do Legislativo Saltense.

Estiveram presentes os vereadores: Cícero Landim, Edival Pereira Rosa “Preto”, Fabio Jorge Rodrigues, Daniel Bertani, Gideon Tavares, Henrique Balseiros Chamosa Neto e Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”.