reunião-vereadores-cetesb

Na tarde desta quinta-feira, dia 29 de janeiro, os Vereadores se reuniram com o gerente da CETESB – Jundiaí, Sr. Domenico Tremaroli, para discutir as questões ambientais que atingem o município, especialmente a questão da coloração e a espuma do Rio Jundiaí.

A reunião contou também com a presença do secretário do Meio Ambiente de Salto, João De Conti Neto. O encontro foi intermediado pelo secretário do Meio Ambiente, a pedido do Presidente do Poder Legislativo. Entre os Vereadores presentes estavam: Vanderlei Elcio Silva – Lobinho, Ezequiel de Souza Damasceno – Kiel, Luzia Vidal, Dra. Rosana Costa Pinto, Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa, Agnaldo Ribeiro Soares, Eliano Apolinário de Paula, João Bispo dos Santos, Roberto Natalino Silveira, João Leite Ramalho e José Solano de Oliveira – Zezinho Cabeleireiro.

Durante a reunião, o Gerente da CETESB informou que há um trabalho realizado a partir das demandas vindas de denúncias da população. Para o caso do Tietê existe uma comissão dentro da CETESB que analisa o que aconteceu com o rio em relação aos episódios da água escura.

Em relação ao Rio Jundiaí e à coloração rosada da espuma, Tremaroli informou que técnicos realizaram vistoria no trecho, e também em indústrias próximas aos locais apontados; e acrescentou que a espuma que se forma na entrada de Salto, pode ter uma vinculação como déficit de saneamento em Indaiatuba.

Na oportunidade os Vereadores questionaram o secretário do Meio Ambiente sobre as ações realizadas pela secretaria em relação à preservação dos rios no município. Questionado também sobre o índice de tratamento de esgoto na cidade, o secretário informou que o município coleta aproximadamente 90% do esgoto do município.

Ao final, os Vereadores da Comissão que investiga a poluição dos rios apresentou dados, fotos e materiais coletados, que deverão ser encaminhados para análise. Ainda, a Comissão de Vereadores solicitou apoiou da CETESB quanto à investigação, bem como pareceria com a Secretaria de Meio Ambiente.