edemilson-visita-região-do-pirahy

Na segunda-feira (5), o Vereador Edemilson Santos oficiou os prefeitos de Salto, Itu, secretários do Meio Ambiente das cidades citadas, além da Administração da Fazenda Pirahy, solicitando fiscalização e providências em todo o trecho de caminhadas e acesso a população que participa de passeios ecológicos na Fazenda Pirahy. O fato se deu após o vereador ser procurado por populares insatisfeitos com a desordem e sujeira nessa região diante do número grande de frequentadores que dispensam lixos sem controle.

Além do ofício, o Representante do Legislativo visitou o local na terça-feira (6), quando na ocasião conversou com o funcionário da Fazenda Pirahy que cuida deste local, sr. Manoel Vieira Santos Filho e o filho Danilo Barbosa Santos. Neste dia o vereador se deparou com dezenas de famílias pela localidade, conhecendo a trilha e nas proximidades do manancial.

Segundo apurado, há cerca de 10 anos a região do Pirahy é bastante visitada e possui aglomeração aos finais de semana e feriados, especialmente em época de calor. “Verifiquei que no local específico foi ampliado o número de lixeiras para evitar despejo irregular e toda segunda-feira ocorre a manutenção e retirada dos lixos, conforme o funcionário da fazenda me relatou, mas às margens da estrada de acesso à trilha dá para notar o depósito de lixos antigos, que segundo Manoel, nunca teve uma movimentação por parte de nenhuma autoridade para recolhimento”, informa o vereador. Edemilson acrescenta que Manoel e o filho comercializam bebidas aos visitantes nos finais de semana, especialmente a maioria vai ali para nadar no manancial que abaste 80% de Salto.

“Ressaltando que nas proximidades da ponte da Estrada do Guarujá, o leito do Pirahy  está sendo utilizado como clube por grupos de pessoas, inclusive prejudicando o leito do rio, pois foi feita uma devastação grandiosa em mata fechada e festas de diversos tipos são realizadas ali e o rio foi até represado no local. Já é de conhecimento de autoridades policiais e políticas, inclusive da Polícia Ambiental desde meados do ano passado, mas até agora continua do mesmo jeito”, acrescenta o vereador.