reuniao saae 1

Salto, 04 de abril de 2024

Na quarta-feira, dia 03, os vereadores da Câmara de Salto estiveram reunidos com o superintendente do SAAE, Gilmar Souza dos Santos – em atendimento ao Requerimento nº 44/2024, de autoria dos vereadores Cícero Landim e Antônio Cordeiro. A propositura solicitava o comparecimento do superintendente para prestar esclarecimentos sobre as últimas informações em razão de movimentação financeira fraudulenta envolvendo a autarquia municipal.

Gilmar destacou que o furto mediante fraude sofrido pelo SAAE foi cometido antes de que assumisse a superintendência da autarquia e ocorreu por meio de dispositivo eletrônico. Segundo ele, houve uma movimentação financeira fraudulenta resultante da invasão da conta do SAAE, na qual o indivíduo entrou em contato com a autarquia dizendo que era do banco e iria fazer a atualização do consignado no sistema – trâmite este feito constantemente no sistema da autarquia, assim não houve nenhuma suspeita do referido pedido.

Posteriormente, foram verificados pagamentos de três boletos forjados, dos bancos Itaú e Santander, efetuados após as 18h do dia 30 de novembro de 2023 e cujos valores totalizavam R$ 149.989,99, em favor de empresas do estado do Ceará, conforme consultado no cartão CNPJ perante a Receita Federal e que não fazem parte do rol de fornecedores do SAAE.

Já no dia 04 de dezembro de 2023, conforme explicou o superintendente, foram realizados três Pix, para contas dos bancos digitais Nubank, PagSeguro e C6 Bank, totalizando o valor de R$ 74.500,00 em favor de pessoas físicas. Gilmar ressaltou que o SAAE jamais fez pagamento de boletos após o horário de expediente, nunca efetua pagamentos via Pix e também não possui chave Pix.

reuniao saae 2

O superintendente Gilmar disse também que, do montante no valor de R$ 224.489,99 desviados, o banco Santander desconfiou das movimentações suspeitas e efetuou o bloqueio dos dois boletos gerados em sua instituição, promovendo a devolução de R$ 99.984,05 após o departamento financeiro da autarquia contatar a Caixa Econômica Federal, instituição esta que foi a responsável por fazer contato com o Santander. Já o banco Itaú não desconfiou da movimentação e, portanto, não bloqueou o pagamento do boleto, o que levou o SAAE a não recuperar o valor de R$ 49.999,99. Com relação ao PIX, foram devolvidos os valores de R$ 39.502,00, recuperados das contas dos fraudadores.

Gilmar salientou ainda que falta a devolução da quantia de R$ 85.003,94 e que a Caixa Econômica Federal não devolveu valor algum à autarquia, tendo apenas intermediado a devolução, eximindo-se de quaisquer responsabilidades sobre o ocorrido.

“O departamento financeiro e T.l. tomaram as medidas cabíveis tempestivamente, comunicando a superintendência. Além de comunicar a superintendência, o departamento financeiro entrou em contato com a procuradoria para orientações. No mesmo dia, o departamento financeiro abriu a contestação bancária para recuperação dos valores furtados, iniciou as cobranças frente à instituição bancária e, concomitantemente, iniciou internamente a apuração do ocorrido entre os departamentos e a superintendência”, disse.

reuniao saae 3

O responsável pelo SAAE respondeu também que o departamento financeiro verifica diariamente as contas bancárias. “No período da manhã é verificado e conciliado o movimento do dia anterior, salvo ocorra algo excepcional é realizado no período da tarde ou no dia seguinte. Sendo assim, toda movimentação que ocorre no extrato bancário é replicada no sistema”.

Outra pergunta à qual Gilmar respondeu foi sobre a adoção de alguma providência judicial referente ao caso. “Não foi adotada a providência de abertura de processo judicial, pois estamos apurando os fatos no Processo de Sindicância nº 354/2024, no qual a comissão tem o prazo de até 60 dias. Então, com o encerramento (relatório final) do Processo de Sindicância, vamos entrar com processo judicial contra o banco responsável”, finalizou.

A reunião foi conduzida pelo vereador Cícero Landim, com a participação dos edis Antônio Cordeiro, Edival Pereira Rosa “Preto”, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Fabio Jorge, Henrique Balseiros e Márcio Conrado. Servidores da autarquia também estiveram presentes durante a reunião.

*Confira o vídeo da reunião com o superintendente do SAAE:

TV Web: https://abre.ai/jnS6

Facebook: https://abre.ai/jnS4