sessao solene mulher 2024 4

Salto, 06 de março de 2024

Na noite de terça-feira, dia 05, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou uma sessão solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. Neste ano, foram homenageadas: Ana Célia Vieira Nunes Santos, Cecília Vicente Mezzalira da Rocha e Roberta Massoca Fulaz de Oliveira.

Durante o evento, foi feita a leitura do histórico das três homenageadas e os representantes do Poder Legislativo e demais autoridades fizeram a entrega de vasos de flor e certificados. As mulheres que estavam no público também receberam botões de rosa dos vereadores.

Estiveram presentes os vereadores da Câmara de Salto: Edival Pereira Rosa “Preto” (presidente), Daniel Bertani (vice-presidente), Vinícius Saudino (1º secretário), Antônio Cordeiro (2º secretário), Henrique Balseiros, Cícero Landim, Gideon Tavares, Ezequiel Damasceno “Kiel”, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Alessandro Dernival e Fabio Jorge.

A cerimônia ainda contou com a presença de parentes e amigos das homenageadas, e também do prefeito de Salto, Laerte Sonsin; da secretária de Ação Social e Cidadania, Mércia Falcini; do secretário de Saúde, Márcio Conrado; da chefe de gabinete Rochelle Corazza (representando a secretária de Educação); da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-Salto, Luiza Chamon Pardim; da vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Marilena Matiuzzi; do presidente da ACIAS, Wladimir Lara; do capitão Lucas Moreira Malta (representando o comandante do 2º Grupo de Artilharia de Campanha – Regimento Deodoro); e de Nilton Perez Mantovani (representando o comandante da GCM de Salto).

Sobre as homenageadas:

Ana Célia Vieira Nunes Santos - Nasceu em São Luiz/MA. Possui ensino superior em Gestão de Recursos Humanos, além de ter cursos em prevenção de automutilação e de primeiros socorros. Em sua cidade natal, fez parte do programa Jovem Aprendiz, sendo o seu primeiro emprego. E, logo depois de completar 18 anos, prestou concurso público, permanecendo no cargo por 10 anos. Em 2013, mudou-se para Salto, cidade que escolheu para viver e também onde se casou. Prestou concurso público para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e foi convocada em 2019. É servidora pública de Salto há quase cinco anos. Atualmente, desempenha a função de secretária dos supervisores de educação. Também é membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), já estando no segundo mandato. Além de ser administradora de um grupo de whatsapp chamado “Movimento da empatia”, cujo principal objetivo é ajudar o próximo em todos os aspectos. Além de ser membro titular no Conselho Municipal dos Usuários do Serviço Público.

Cecília Vicente Mezzalira da Rocha - Nasceu em Salto/SP. É graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Especial e Gestão Pública. Possui formações também na área musical, sendo professora de música desde 1990. Atuou como docente em disciplinas voltadas para a área de humanas, CEUNSP em Itu de 2003 a 2006. Foi diretora pedagógica na Apae de Itu de 2005 a 2008. Em 2009 trabalhou como instrutora ocupacional (ministrando treinamento em empresas para colaboradores e gestores em diversos estados no brasil). Foi diretora pedagógica na Apae-Salto de 2010 a 2013. No mesmo ano, assumiu a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência na Secretaria Municipal de Ação Social. Em 2017, recebeu o convite para ser gestora das coordenadorias municipais na Secretaria de Ação Social. Em 2021, atuou na gestão dos Conselhos Municipais da Assistência Social e posteriormente, assumiu a direção do Departamento de Direitos Humanos na Secretaria Municipal de Ação Social, permanecendo até os dias atuais. É integrante da 3ª Comunidade do Caminho Neocatecumenal há 30 anos na igreja de São Benedito, foi salmista, catequista e palestrante. Além disso, é conselheira municipal desce 2010, especialmente nas causas da pessoa com deficiência e dos direitos da mulher desde 2017, tendo se desligado com a nova lei geral dos conselhos.

Roberta Massoca Fulaz de Oliveira - Nasceu em Itu/SP. É graduada em Ciências Contábeis e Pedagogia; pós-graduada em Neuropedagogia; além de possui cursos de alfabetização e letramento; de abordagem da educação e práticas para a educação infantil. Atua há 14 anos na área da Educação, na direção do Colégio Sapiência (antigo Sapo Cururu), no qual é mantenedora e diretora pedagógica. Em 2009, passou a dedicar-se à área relacionada ao desenvolvimento humano, surgindo a escola Sapo Cururu, que se tornou um colégio de referência em Salto e região. Ao longo dos anos tem buscado se aprimorar na área da educação, participando de cursos, workshops e eventos relacionados ao ensino e ao desenvolvimento humano. Também atua como conselheira para a sua equipe de educadores, incentivando a inovação e a excelência em práticas de ensino. Além disso, está envolvida em diversos projetos desenvolvidos em nossa cidade, com destaque para projetos no setor ambiental e cultural. Na parte social, promove anualmente uma cota de bolsas de estudos, possibilitando que algumas crianças em vulnerabilidade também possam ter acesso ao colégio Sapiência. Na vida pessoal, em conjunto com o esposo, faz parte do grupo de “Encontro de Casais com Cristo” da paróquia Cristo Rei de Salto.

Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene do Dia da Mulher:
TV Web: https://abre.ai/i7Lc
Facebook: https://abre.ai/i7La

*Veja mais fotos da solenidade em nossa página do Facebook: https://abre.ai/i8Ao