reuniao secretario cultura 1

Salto, 16 de março de 2021

Em reunião no plenário do Poder Legislativo, na segunda-feira, dia 15, os vereadores da Câmara de Salto receberam o secretário de Cultura, Oséas Singh Junior, em atendimento ao Requerimento nº 39/2021, de autoria do vereador Márcio Conrado – com objetivo de obterem esclarecimentos a respeito da denúncia de possível furto de materiais, os quais teriam sido retirados da Casa da Cultura no dia 28 de dezembro de 2020.

Oséas relatou que, no início de janeiro, quando assumiu a pasta, foi informado sobre a falta de alguns materiais. Ao verificar o que havia ocorrido, percebeu que o portão do prédio anexo à Secretaria de Cultura estava trancado com cadeado e não tinha sinal de arrombamento, conforme foto exibida no telão do plenário da Câmara, bem como mostrou a gravação feita por uma câmera de vigilância, na qual aparece um caminhão carregado com mesas, cadeiras, entre outros objetos.

Diante da situação, o secretário relatou que foi feito um Boletim de Ocorrência para que seja apurada a retirada irregular dos objetos e também referente à questão de que não foi possível recuperar as imagens das outras câmeras de segurança porque foi feita a formatação dos computadores da secretaria, fato que ocorreu antes de assumir a pasta.

O atual secretário de Cultura fez questão de salientar em vários momentos que o ex-secretário Célio Bueno estava de férias no período em que aconteceu o problema, tendo informado que desconhecia a saída de tais materiais e colaborou com a investigação. E, ao que parece três ex-servidores comissionados estão envolvidos no caso.

reuniao secretario cultura 2

Com relação à identificação do patrimônio, Oseás não soube dizer exatamente o que tinha guardado no depósito, ressaltando que quando chegou, em janeiro, se deparou com uma grande sala vazia. Segundo o secretário, parte dos materiais – mesas, cadeiras, entre outros – foram adquiridos pela Prefeitura de Salto para a Festa Ítalo-Saltense de 2018, sendo que esta aquisição consta no contrato de compra.

O secretário informou que, até o momento, os materiais não foram recuperados, ressaltando que o bem público tem que ser respeitado e que, além disso, é preciso ter o controle e documentos de entrada ou retirada de itens que sejam da Prefeitura.

Os vereadores aproveitaram a oportunidade para perguntar sobre as ações da Secretaria de Cultura, sendo respondido que existe a intenção de cada vez mais levar cultura para a população mais vulnerável. Ainda pontuou-se que pela primeira vez foi realizada a eleição direta para a definição da coordenação pedagógica do Conservatório Municipal; e que o calendário de eventos do município vai buscar ser mantido, dentro das possibilidades, haja vista o momento atual da pandemia.

Estiveram presentes os vereadores Cícero Landim (presidente), Edival Pereira Rosa “Preto” (vice-presidente), Daniel Fraga Moreira Bertani (1º secretário), Fabio Jorge (2º secretário), Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia”, e Márcio Conrado.

Público – A reunião foi fechada ao público, seguindo o Ato da Mesa nº 07/2021, de 04 de março de 2021, por conta da permanência de todos os municípios paulistas na Fase Vermelha do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV WEB: https://bit.ly/3tqnWyM

FACEBOOK: https://bit.ly/3bNpehg