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Salto, 19 de fevereiro de 2021

Os vereadores e o secretário municipal de Saúde, Fábio Roberto Sartório, reuniram-se na sexta-feira, dia 12, na Câmara de Salto, em atendimento ao Requerimento nº 04/2021, de autoria do vereador Márcio Conrado, para tratar a respeito dos respiradores que estão no Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat e não estão sendo utilizados, bem como outros assuntos relacionados à saúde. Além do secretário, a chefe de setor Karen Emanuela Torres Ravanelli e o farmacêutico Mauro Takanore Okumura também deram explicações aos questionamentos dos vereadores.

Clínica Moutonnée – O secretário deu início falando sobre a Clínica Moutonnée, localizada no bairro Salto de São José. De acordo com ele, foi feito um projeto errado no local, sem fazer uma análise geológica, e existem três minas de água brotando em meio ao posto de saúde. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos, então, elaborou um projeto para realizar a drenagem em todo o entorno da construção, escavando a um metro de profundidade. A ideia é verificar se a empresa construtora da clínica consegue fazer esse serviço. Em caso contrário, a própria Secretaria de Obras realizará a drenagem, para apenas em seguida dar início ao funcionamento do local à população.

Projetos da secretaria – Apresentando alguns projetos da Secretaria de Saúde na atual gestão, o secretário Fábio Sartório destacou que, num prazo de até dois anos, com o envio de verbas federais, o Centro de Saúde (CSII), localizado na rua Rodrigues Alves, no Centro, passará a abrigar o Centro Integrado de Saúde da Mulher (CISM), e a Casa da Agricultura – já desativada – será utilizada para o Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI). E os serviços atualmente oferecidos pelo CSII serão disponibilizados num prédio a ser construído no mesmo espaço, no estacionamento ali existente.

Fábio Sartório afirmou que está sendo desenvolvido um projeto para transformar, em médio prazo, os postos de saúde dos bairros Santa Cruz, Nações e Salto de São José em pronto-atendimentos, uma espécie de pronto-socorro, visando à diminuição no número de atendimentos no hospital, e que para isso a Prefeitura também precisa ir em busca de verbas federais.

O secretário explanou ainda sobre outro projeto-piloto que será desenvolvido inicialmente na unidade básica do bairro Bela Vista, com a finalidade de instituir uma carteirinha municipal de saúde, de modo que o paciente tenha registradas todas as suas consultas realizadas, vacinas tomadas, tratamentos de saúde que realiza e outros dados, facilitando, assim, o atendimento médico nas clínicas de saúde do município e também no hospital.

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Respiradores – A respeito do número de leitos de enfermaria e de UTI específicos para a Covid-19, Fábio Sartório disse que a atual quantidade tem suprido a demanda. Quanto ao questionamento sobre os respiradores que se encontram sem utilização no hospital, foi respondido que eles estão prontos para serem usados em pacientes que necessitem ser intubados e, felizmente, não há pacientes necessitando fazer uso de todos esses equipamentos.

Vacinação – Sobre a vacinação, o secretário de Saúde disse que, além dos profissionais de saúde e dos idosos que estão sendo imunizados de acordo com o plano nacional, todos os funcionários do hospital municipal e da Unimed, bem como os socorristas, Corpo de Bombeiros, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária já foram imunizados, utilizando doses que acabam sobrando nos frascos e voltam a ser armazenadas antes de serem aplicadas nesses profissionais.

Ainda de acordo com Fábio Sartório, havia apenas uma câmara de armazenamento de vacinas em funcionamento e outra quebrada – que a Prefeitura consertou. Também foram adquiridas outras duas câmaras, o que agora permite à Prefeitura armazenar até 100 mil doses de vacinas, faltando apenas elas serem distribuídas ao município.

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Hospital Municipal – Conforme explicou o secretário, estão sendo feitas reuniões periódicas com o gestor responsável, e já foi descoberta uma série de irregularidades, como a emissão de muitas passagens aéreas e gastos com hospedagens, várias transferências financeiras entre diversas contas bancárias, a falta de equipamentos básicos de proteção, a falta de medicamentos, os atrasos para realizar os pagamentos de médicos – apesar de estarem em dia os repasses feitos ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), que gere o hospital – e a demora na prestação de contas da entidade à Prefeitura, por conta de tudo depender do aval vindo da sede do IBDAH, que fica no estado da Bahia.

Sobre o contrato assinado no governo anterior entre a Prefeitura e o IBDAH, para gerir o hospital municipal, o secretário de saúde enfatizou que o referido contrato foi mal elaborado, inclusive a prorrogação feita em dezembro, cuja validade é no próximo mês de abril. O servidor Mauro Okumura ressaltou que já tiveram início os trâmites para a nova licitação que terá de ser feita para a gestão do hospital, contando com o apoio das secretarias de Negócios Jurídicos, Administração e Finanças, sendo que o Termo de Referência da licitação já foi encaminhado à Secretaria de Administração da Prefeitura.

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Emendas impositivas – Mauro Okumura esclareceu que algumas das emendas impositivas da área da saúde indicadas pelos vereadores já foram finalizadas e outras ainda não foram iniciadas, necessitando de suplementação orçamentária para poderem ser executadas e, em alguns casos, demandam processo licitatório, por envolver a aquisição de equipamentos.

Estiveram presentes os vereadores Cícero Landim (presidente), Edival Pereira Rosa “Preto” (vice-presidente), Daniel Fraga Moreira Bertani (1º secretário), Fabio Jorge (2º secretário), Alessandro Dernival da Silva “Sandro Palhaço”, Antônio Cordeiro dos Santos, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Márcio Conrado. Também acompanharam a reunião o chefe de gabinete da secretaria, Arildo Guadagnini, os chefes de setor Pedro Afonso Bigon e Márcia Vieira Fernandes, e a enfermeira Águeda Virgínia Brizola Silva.

Público – A reunião foi aberta ao público, sendo respeitada a ocupação máxima de 40% dos assentos disponíveis, seguindo o Ato da Mesa nº 02/2021. Vale lembrar que, como consta no Ato, o acesso às dependências da Câmara só é permitido com o uso de máscaras, assepsia das mãos com álcool gel 70º e medição de temperatura até 37,5º.

Transmissão ao vivo – A reunião foi transmitida ao vivo pela TV Web da Câmara de Salto e Página Oficial da Câmara no Facebook.