site reuniao mesa diretora saae

Salto, 20 de janeiro de 2021

Na terça-feira, dia 19, o presidente da Câmara de Salto, Cícero Landim - acompanhado pelos vereadores Edival Pereira Rosa “Preto” (vice-presidente), Daniel Fraga Moreira Bertani (1º secretário) e Fabio Jorge (2º secretário) - esteve na sede do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Salto.

Os membros da Mesa Diretora do Poder Legislativo foram recebidos pelo superintendente do SAAE, Ernivan Fernandes Balieiro, o chefe de gabinete Alisson Bressiano, o diretor administrativo Roberto Souza e o diretor comercial Alexandre Moreno. No início da reunião, foi explicada a estrutura da autarquia, o modo de atendimento e ainda a formação da equipe diretora, a qual foi selecionada por critérios de habilidades e competência técnica.

Com relação à ligação da rede de água ao reservatório do Jardim Taquaral, localizado próximo ao bairro São Gabriel, o superintendente disse que apenas em novembro do ano passado é que foi assinado junto ao empreendedor o termo de compromisso desta contrapartida, a qual deve ser iniciada até o final de maio de 2021. Ernivan pontuou que, por enquanto, o SAAE paga uma empresa terceirizada de caminhões-pipa para abastecer este reservatório.

reuniao mesa diretora saae 1

A quantidade de cavaletes espalhados em vários pontos da cidade também foi um tema abordado pelos vereadores, os quais cobraram mais eficiência na prestação deste serviço. Os representantes da autarquia disseram que existe uma demanda acumulada de buracos abertos desde outubro de 2020 e que, atualmente, são duas equipes para tamponamento dos buracos antigos e os novos, salientando que a camada asfáltica é feita por uma empresa contratada.

Sobre as ligações de água, o superintendente disse que iniciou a gestão com uma equipe e pedidos atrasados desde setembro. Hoje, para abranger todo o município de Salto a autarquia conta com três equipes – a qual já está atendendo demanda do final de outubro – logo haverá mais uma equipe, e em breve a programação é que o prazo para ligação cumpra-se em 30 dias.

A inadimplência dos consumidores também foi debatida, sendo ressaltado que há um estudo de dívida ativa, mas que ainda não foi concluído e que foram encontrados problemas referentes aos cadastros de munícipes, mas que o SAAE está buscando tomar as providências necessárias. E, que em razão da pandemia da Covid-19, a água é considerado item de primeira necessidade e a autarquia não pode cortar o fornecimento, mesmo o consumidor estando inadimplente.

reuniao mesa diretora saae 3

A falta de água que acontece no bairro Santa Cruz foi questionada pelos vereadores, sendo respondido que o SAAE está fazendo uma programação interna para controlar os níveis do reservatório; considerando como períodos críticos o início da manhã, hora do almoço e início da noite, e a partir disso foi montado um esquema de distribuição para que todas as pessoas tenham água ao mesmo tempo e com pressão.

Segundo Ernivan, com os loteamentos desta região – Laguna, Guarujá, Imperial e Morro da Mata – o plano seria todos serem atendidos por um reservatório que está construído há quase dois anos no Jardim Imperial; foi feita uma contrapartida de levar a tubulação do Imperial até a caixa apoiada do Jardim Cidade; todavia é preciso ter uma casa de máquinas, cotada em R$ 800 mil.

Destacou-se que a autarquia não possui orçamento para investimentos e a medida tomada foi solicitar este recurso à Prefeitura, mas o superintendente salientou que mesmo conseguindo o valor, teria que ser feita uma licitação. Entre os trâmites legais e execução da obra, a estimativa seria de nove meses para finalização da casa de máquinas, enfatizando que ainda está aguardando o retorno da Prefeitura.

Aproveitando a presença dos edis, Ernivan reforçou a importância das pessoas realizarem as reclamações por meio dos canais de comunicação oficiais do SAAE, uma vez que assim fica registrado e facilita a resolução dos problemas dos munícipes que entram em contato.

Por fim, o superintendente disse que está aberto ao diálogo e se colocou à disposição para atender os edis e seus encaminhamentos, prezando pela transparência. Os vereadores da Mesa Diretora agradeceram pela receptividade e confirmaram que pretendem manter uma postura independente e uma linha fiscalizatória, cobrando por melhorias e efetividade no trabalho da autarquia e prestadores de serviços contratados pela Prefeitura de Salto.

Contato - Os cidadãos podem entrar em contato com o SAAE pelo 0800-7796-300 (Ligação Gratuita 24 horas por dia, 7 dias por semana); além de encontrar todas as formas de comunicação oficial da autarquia no site institucional: https://saaesalto.sp.gov.br.