Dsolene dia mulher 2020 1

Salto, 12 de março de 2020

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou uma sessão solene na noite de quarta-feira, dia 11.

Após a formação da mesa de autoridades, o presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos, procedeu à abertura oficial do evento. Em seguida, os vereadores aproveitaram a oportunidade para entregar botões de rosa às mulheres presentes no público.

Neste ano, a homenagem especial foi feita para a professora Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon, que recebeu um vaso de orquídea e uma placa comemorativa. “O espaço da mulher com representatividade hoje é uma busca de dignidade em um mundo tão diverso, mas tão injusto (...) e todos temos o dever de dar espaço às mulheres com respeito e justiça”, salientou.

O evento foi prestigiado com a presença de parentes e amigos da homenageada, e também do prefeito de Salto, Geraldo Garcia, e do representante da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto), Wladimir Lara.

Além do presidente do Legislativo, a solenidade teve a participação dos vereadores: Dr. Otávio José Castanha Miralhes, Roberto Natalino Silveira, Marcio Conrado, Edemilson Pereira dos Santos, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” e Alexandre Martins “Xandão”.

solene dia mulher 2020 2

Homenagem – A Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher realizada pela Câmara de Vereadores de Salto foi instituída pelo Requerimento nº 139 de 2002 e, posteriormente, pelo Decreto Legislativo nº 02 de 2016, ambos de autoria do vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”.

Sobre a homenageada: Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon é nascida em Salto. Trabalhou como eletricitária por 25 anos, na empresa Light/Eletropaulo, na qual se aposentou em 1998. Em 1996, voltou a estudar e fez a graduação em Teologia, na PUC-Campinas, e pós-graduação em São Paulo, tendo feito mestrado em Teologia e o doutorado em Ciências da Religião. Faz 20 anos que trabalha como professora, atualmente dá aulas na PUC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

De 1988 a 2000, além do trabalho profissional, exerceu o ministério de catequista e coordenadora de catequese na Paróquia de São Benedito, na Diocese de Jundiaí e na regional de São Paulo. A partir de 2000, iniciou no magistério teológico, ministrando aulas na universidade em Sorocaba e Campinas, onde permanece até hoje.

Ivenise salienta que, atualmente na universidade, desenvolve o trabalho social na formação ética, social e de cidadania por meio de projetos acadêmicos e pela Pastoral Universitária. A nossa homenageada destaca que a partir do trabalho técnico exercido, predominantemente, em meio a homens na empresa Light/Eletropaulo e com as mulheres, maioria na catequese da igreja católica, começou as pesquisas e o envolvimento acadêmico com questões relacionadas às desigualdades de gênero, sociais e religiosas.

Atualmente, Ivenise é membro da Comissão para o Laicato no Brasil, como assessora teológica da CNBB-Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; membro da Rede Latino-Americana de Teológos e Teólogas Pastoralistas do CELAM-Conselho Episcopal Latino Americano-Bogotá e membro fundadora do TeoMulher – Grupo Coletivo de Teológas Feministas. Também já teve vários textos publicados em livros, jornais, revistas e em congressos. E, além disso, ministra palestras, encontros e assessorias em todo o país.

Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene do Dia da Mulher.