reuniao Dia deDoar 2

Salto, 18 de fevereiro de 2020

Na segunda-feira, dia 17, o vereador Alexandre Martins “Xandão” e os representantes da Casa Naim, Dhannielle de Camargo Armelin e Lucas Junqueira Mafra, estiveram na Câmara de Sorocaba para se reunir com a idealizadora da campanha “Doa Sorocaba”, Raquel Barbosa Rogoschewski, e o vereador sorocabano Péricles Régis, o qual teve o projeto aprovado em 2017 instituindo no município o “Dia de Doar”, a ser comemorado anualmente, na terça-feira subsequente ao Dia Nacional de Ação de Graças.

No encontro, foi explicado que o Doa Sorocaba é uma derivação do movimento “Giving Tuesday”, que em sua tradução literal é a terça-feira da doação. No Brasil, desde 2013, é realizada a campanha nacional chamada Dia de Doar, assim como em diversos países, acontece sempre após a Black Friday, para contrapor esta data comercial e ser um dia de mobilização mundial.

Este grande movimento busca promover a cultura da doação e nos últimos anos conta com a participação de organizações sociais e beneficentes preparadas para receber doações, e o engajamento de empresas, estabelecimentos comerciais, imprensa, Poder Público, influenciadores digitais, e da sociedade de forma geral.

“A campanha é democrática e a lei endossa a participação da cidade, contribuindo para termos um diálogo maior com a prefeitura e desenvolvermos ações e parcerias”, ressaltou Raquel.

Com as informações obtidas, o vereador Xandão pretende se reunir novamente com os representantes da Casa Naim – associação de assistência social que realiza serviço de acolhimento institucional de alta complexidade para crianças e/ou adolescentes vítimas de negligência família – e verificar as maneiras de fomentar esta campanha em Salto.

reuniao Dia deDoar 1

Sobre a campanha - O Dia de Doar surgiu em 2012, nos Estados Unidos, com o nome “Giving Tuesday. Foi criado pela organização 92Y com a proposta de ser um contraponto às datas comerciais Black Friday e Cyber Monday, e acontece sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças. ​

No Brasil, o Dia de Doar é organizado pela parceria ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos e Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica. A intenção é que a sociedade esteja envolvida e que divulgue sua participação, usando nas redes sociais a hashtag #diadedoar, incentivando mais pessoas com doações de recursos financeiros, alimentos, tempo, conhecimento, entre outros.

​Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.diadedoar.org.br