Marilia

Salto, 19 de dezembro de 2019

Por meio de ofício enviado ao prefeito de Salto, Geraldo Garcia, nesta quinta-feira, dia 19, o vereador Edemilson Pereira dos Santos cobrou atenção da Prefeitura para que faça o acompanhamento, por meio do Departamento de Habitação, sobre a decisão judicial de Ação de Reintegração de Posse, da Justiça Federal, com pedido de liminar ajuizada pela empresa Rumo Malha Paulista S/A, objetivando reintegrar-se a posse da área de toda a extensão do Jardim Marília, onde serão demolidas as construções da ocupação em distância de 15 metros da ferrovia.

“A preocupação deste vereador é grandiosa, pois envolverá mais de 20 famílias. Diversos apontamentos estão fazendo desde o início desta gestão para que a Administração desenvolva um programa ou projeto de habitação para destinação em um lugar adequado dessa ocupação, porém sem nenhuma atitude ou proposta, no orçamento de 2020, para moradia popular”, explicou Edemilson.

“Todos nós temos o entendimento de que envolve questões de segurança, tendo em vista que corre risco de tombamento da composição, e essa área é para garantir segurança. Já vimos notícias em diversas cidades do nosso país, onde vagões descarrilaram e invadiram residências dentro do perímetro de segurança, por isso o motivo de preservar a distância mínima entre casas e ferrovia e, assim, garantir a segurança das pessoas”.

O vereador finaliza o documento voltando a cobrar um posicionamento da Administração Municipal sobre quais ações estão sendo tomadas para ajudar as pessoas que estão nessa faixa de domínio da malha ferroviária, se foi realizado um levantamento do número de pessoas que serão atingidas e qual tipo de apoio será prestado às que possivelmente serão desabrigadas.

equipamentos SAAE

Equipamentos do SAAE – Em outro pedido, o representante do Legislativo saltense requer explicações sobre por qual motivo a autarquia SAAE não faz o adequado armazenamento dos materiais inservíveis e servíveis na área pública do reservatório do bairro Nova Era, localizado entre as ruas São Francisco e Santa Rosália. “É preciso acabar com esse costume de insistir em deixar equipamentos ou peças jogadas ao relento, ao invés de estarem protegidos por lonas ou em espaço cobertos e, se for sucata, dada a devida destinação, por meio de leilão público”, ressaltou.

Edemilson afirma que a Casa de Leis tem recebido reclamações a respeito do matagal que toma conta desse espaço público do bairro, pois os produtos jogados no pátio têm trazido consequências à vizinhança, com a invasão de animais peçonhentos em suas residências, como ratos, baratas e até escorpiões.

“É preciso uma melhor organização e limpeza adequada. Há luminárias, ferros, canos, armário jogados, entre diversos produtos com condições de uso e que deveriam estar guardados e não expostos ao tempo”.

estrada rural

Estrada rural – O vereador Edemilson solicitou ainda a manutenção da estrada municipal SLT-429, que liga os bairros Vila Martins, João Jabour e Buru. Os moradores às margens dessa via estão encontrando dificuldades devido às crateras, buracos e lamaçal, pois os veículos estão ficando encalhados, necessitando apoio de trator para retirar os carros. “É preciso urgência na implantação de sistemas de drenagem e sangrias, além da colocação de pedras em pontos críticos. É preciso um cronograma periódico de conservação e recuperação das estradas rurais, para evitar acidentes, além de expor os moradores e produtores agropecuários às dificuldades de escoamento de suas produções”, salientou.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.