creche Jardim Marilia 1

Salto, 14 de fevereiro de 2019

Nesta última quarta-feira, dia 13, os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim e Márcio Conrado acionaram o Ministério Público, por meio da promotora de Justiça Alessandra Aparecida Gomes Koga, da Infância e Juventude, e do promotor de Justiça Luiz Fernando Guinsberg Pinto, do Patrimônio Público, solicitando que intercedam junto ao Executivo, a fim de que sejam tomadas medidas com urgência por conta da precariedade do prédio escolar vinculado ao Cemus III, Educação Infantil I, II e III, na rua Rua Penápolis, nº 365, no Jardim Marília, que necessita de reforma com urgência.

Desde 2017 esta Casa de Leis, por meio dos vereadores, está solicitando providências de manutenção no local para atender às centenas de alunos da creche com mais dignidade.

creche Jardim Marilia 2

Tendo em vista que, anualmente, existe a constituição do chamado Calendário Escolar da Rede Pública Municipal, no qual previamente ficam determinadas as datas dos principais eventos educacionais, assim como de feriados, festejos diversos e todas as interrupções ou adequações dos dias, poderiam ocorrer ações de manutenção.

creche Jardim Marilia 3

Segundo os vereadores, internamente os problemas são graves, tendo em vista que há salas com vinte ou mais alunos sem ventiladores, os pisos estão quebrados, bem como vidros e gambiarras elétricas, podendo causar choques e incêndios. “Os profissionais dessa unidade também estão sofrendo com o descaso, pois todo o sistema de esgoto está comprometido, não podendo nem dar descarga em alguns vasos sanitários”, informam os edis.

creche Jardim Marilia 4

As fotos encaminhadas ao MP mostram que a situação está crítica e o local precisa de reforma e manutenção com urgência, pois a queda de uma telha ou estrutura dessa cobertura pode causar um grave acidente, ou mesmo a morte de uma criança.

“Solicitamos ao Ministério Público, pois este é o curador da Infância e Juventude, que intervenha junto à Administração para que os alunos não continuem expostos a situações de risco ou vulnerabilidade”, afirma o vereador Edemilson.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.