foto-02

No final da última semana, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos visitou a Estação de Tratamento de Água – ETA do bairro João Jabour e flagrou a utilização de produtos químicos vencidos para tratar a água que serve para o consumo de mais de 15 mil pessoas.
Além dessas constatações, o Representante do Legislativo Saltense também ficou surpreso com a decadência da estrutura física da Estação, principalmente na parte elétrica e que o flúor utilizado na ETA está armazenado de maneira irregular, em embalagens que são de Hipoclorito de Sódio Solução, onde este frasco pode formar combinações nocivas ou perigosas.
Já na segunda-feira, dia 14, no final da tarde, Edemilson visitou a ETA Bela Vista, acompanhado do responsável técnico do SAAE Ambiental, onde conheceu toda a estrutura e verificou os produtos químicos para conferir se não havia produto vencido, mas não encontrou nenhuma irregularidade. Porém, comunicou o uso irregular na ETA João Jabour, quando solicitou informações ao técnico do motivo que estava sendo utilizado produto vencido e teve a resposta que passou despercebido e naquele momento suspenderia a utilização do produto.

foto-01
Neste mesmo dia, o Vereador seguiu novamente até a ETA, do João Jabour, onde solicitou a presença da Vigilância Municipal Sanitária, contudo, foi informado que não tinha nenhum técnico para ir até o local, solicitando que a vistoria ficasse para o próximo dia. Diante da situação, foi solicitada a Polícia Militar no local, onde ficou constatado pelas autoridades policiais, a irregularidade e foi elaborado um Registro da Ocorrência.
O que chamou a atenção de Edemilson, foi que o produto Polímero (kemirasuperfloc n-1986) está vencido e é enviado da ETA Bela Vista. O produto é um concentrado que apresenta um perfil de desempenho melhorado, quando comparados aos floculantes convencionais líquidos e secos, que tem a função de tratar e eliminar as partículas sólidas e materiais encontrados nesses resíduos líquidos, usados para remover suspensões coloidais da superfície da água, além de significar melhorias no desempenho do processo, ajuda reduzir os custos com produtos químicos.
Depois dessas constatações, o Representante do Legislativo Saltense elaborou um relatório com fotos e vídeos, que foi enviado ao Prefeito de nossa cidade, Juvenil Cirelli, ao Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Dr. Marcelo Sigari Moriscot, à Diretora Técnica do Centro de Vigilância Sanitária, Maria Cristina Megid e á Secretária da Saúde de nossa cidade, Drª Cláudia Meirelles.
“Solicito a esses conceituados órgãos para que seja apurada a irregularidade cometida pelo SAAE Ambiental de Salto, com o uso de produto químico Polímero utilizado para a limpeza da água. O polímero está vencido desde maio deste ano e sendo utilizado na ETA João Jabour. A água consumida por cerca de 14% da nossa população estava sendo tratada com uma substância vencida e o que mais nos preocupa é que o polímero/floculante pode causar sérios danos à saúde dos consumidores”, concluiu o Vereador.