Câmara de Salto faz homenagem aos feirantes

Solenidade-Dia do Feirante-homenageados 6

Salto, 28 de agosto de 2018

Nesta segunda-feira, dia 27, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou uma Sessão Solene em comemoração ao Dia do Feirante.

Em 2014, pelo Decreto Legislativo nº 05, a Câmara ficou autorizada a realizar anualmente uma solenidade de homenagem aos feirantes que atuam no município. Neste ano, o presidente Luiz Carlos Batista atendeu à solicitação feita pelo vereador Edemilson Pereira dos Santos e a sessão solene foi realizada pela primeira vez, na qual cinco feirantes foram homenageados, representando os demais profissionais deste ramo de atividade, sendo eles: Arlindo Francisco, Emília Franco da Rocha Oliveira, Luiz Paulo Bransolise, Leonardo Ariel Bastias Maureira e Mario Tomoaki Fukuhara.

Participaram do evento os vereadores: Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Cícero Granjeiro Landim, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Roberto Natalino Silveira e o presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista. A cerimônia também teve a presença do prefeito Geraldo Garcia, do secretário de Esportes, Eliano Apolinário de Paula e do presidente da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto), Sergio Tome.

25 de agosto ‘Dia do Feirante’ – Segundo o site oficial da Prefeitura de São Paulo, no Brasil, o comércio em forma de feiras, foi trazido pelos portugueses, já que eram desconhecidas pela nossa população nativa. Entretanto, logo se tornaram expressivas com o crescimento demográfico e com a diversidade econômica da colônia. Em 1914, com a crise no abastecimento de frutas e verduras, os alimentos tornaram-se caros e escassos; os paulistanos se abasteciam no mercado São João, no Largo General Osório e no Caipira. Na época, em 25 de agosto de 1914, o prefeito de São Paulo publicou decreto instituindo os “mercados francos” na cidade, tendo criado a primeira feira livre oficial.

Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene do ‘Dia do Feirante’.

Solenidade-Dia do Feirante-homenageados 1

Homenageado: Arlindo Francisco (acompanhado pela esposa Marlene)

Solenidade-Dia do Feirante-homenageados 2

 Homenageada: Emília Franco da Rocha Oliveira

Solenidade-Dia do Feirante-homenageados 3

Homenageado: Leonardo Ariel Bastias Maureira (acompanhado pela esposa Mariet)

Solenidade-Dia do Feirante-homenageados 4

Homenageado: Luiz Paulo Brandolise (acompanhado pelo filho Marcelo)

Solenidade-Dia do Feirante-homenageados 5

Homenageado: Mario Tomoaki Fukuhara (representado pela esposa Regina)