Superintendente do CONIRP participa de reunião com vereadores na Câmara de Salto

Reunião CONIRP-barragem-do-Piraí 1

Salto, 1º de março de 2018

Os vereadores da Câmara de Salto receberam na tarde de quarta-feira, dia 28, a superintendente do CONIRP (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí), Vanessa Cristina Kühl, a qual prestou esclarecimentos sobre a barragem do Ribeirão Piraí – acompanhada pelo assessor técnico do CONIRP, José Antônio Rolim e o superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Salto, Pérsio de Paula.

Inicialmente, foi explicado sobre o consórcio criado em 2003, sendo um órgão com finalidade de planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a acelerar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região. Além disso, promover programas ou medidas destinadas à recuperação do meio ambiente das quatro cidades consorciadas – Salto, Indaiatuba, Itu e Cabreúva - com atenção especial ao Ribeirão Piraí.

Na ocasião, a superintendente aproveitou para mostrar o mapa da localização da Barragem no Ribeirão Piraí, apontando que ela fica na divisa dos municípios de Salto e Indaiatuba, possui comprimento de 386 metros e altura de 15 metros, capacidade de9 bilhões de litros de água bruta, espelho d’água de 1,3 km² e área total a ser desapropriada mais de 2,97 km², sendo uma obra que visa garantir a ampliação do volume de captação dos municípios participantes do consórcio.

Reunião CONIRP-barragem-do-Piraí 3

Foram apresentados dados e parâmetros do projeto, identificação dos locais estudados para implantação da barragem, resumo do estudo hidrológico, volume do reservatório proposto e resumo financeiro da obra (que inclui etapas de barramento, captação e adução, dique da Fazenda Piraí, escada de peixes e estradas de acesso).

Os vereadores puderam fazer questionamentos, como a questão de apontamentos do Tribunal de Contas, tendo sido exposto que não há atualmente nenhum problema, com relatórios comprovando a regularidade. Sobre os benefícios da obra, a superintendente destacou que entre as atuais possibilidades de obter água em Salto, o ideal é ter a barragem que vai dar uma qualidade de água excelente e não terá um custo tão alto para o seu tratamento, salientando sobre a preservação do entorno da obra, através de um trabalho bastante cauteloso na área ambiental.

A reunião foi conduzida pelo presidente Luiz Carlos Batista “Luizão” e também contou com a presença dos vereadores Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho, Márcio Conrado, Edemilson Pereira dos Santos, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Celso Charnoski “Alemão”, Cícero Granjeiro Landim e Roberto Natalino Silveira.

*Confira na íntegra o vídeo da Reunião sobre a barragem do Ribeirão Piraí.