vereadores-solicitação-prorrogar-prazo-iptu 2

Salto, 28 de fevereiro de 2018

Nesta terça-feira, dia 27, os vereadores Cícero Landim, Edemilson Pereira dos Santos e Márcio Conrado encaminharam ofício à Prefeitura de Salto solicitando que seja estendido o prazo de vencimento do pagamento inicial do carnê de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2018, tendo em vista alguns problemas operacionais que atrasaram a entrega dos carnês nas residências.

Segundo é apontado pelos vereadores, foram inúmeras reclamações feitas por moradores do município de Salto, os quais relataram o recebimento tardio dos carnês de cobrança do IPTU, além de encontrarem dificuldades no pagamento.

Conforme documentos enviados pelos munícipes, os carnês contam com datas de vencimentos não uniformes, algumas para o dia 07 de março de 2018, outros com vencimento para 28 de fevereiro de 2018, referente ao pagamento da 1° parcela ou de seu pagamento à vista, inclusive com cidadãos reclamando da ausência de desconto desta opção.

“É fato notório que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos presta serviços insuficientes e precários, onde é comum o recebimento de correspondências (com boletos) em muito vencidas, considerando que a presente data é muito próxima de alguns vencimentos. Por isso, é importante frisar, que parte significativa da população é idosa ou não domina os meios digitais com facilidade - ainda que disponibilizado no sítio institucional da Prefeitura da Estância Turística de Salto, mediante apresentação da numeração de matrícula do imóvel, procedimento relativamente simplificado -, não podendo ser prejudicada pela dificuldade deste acesso”, salientaram os edis.

Ainda coube destacar no ofício, o fato de que o “Atende Fácil” - conforme notícias do ano de 2014 - teve dificuldades operacionais em receber grande quantidade de pessoas de determinado assunto em curto período, causando grandes filas e demora no atendimento. Os vereadores também aproveitaram para ressaltar que o recolhimento do tributo de natureza municipal é de grande importância, uma vez sendo elemento significativo do Orçamento Público Municipal e do custeio das ações do Poder Público. Mas entendem que é fundamental o acolhimento da solicitação, com a Prefeitura prorrogando o prazo de vencimento do pagamento inicial do carnê de IPTU deste ano.

*Com informações dos vereadores Cícero Landim, Edemilson Santos e Márcio Conrado.