Xandão pede manutenção em área de lazer no Jardim Saltense e implantação de lombada no Jardim Planalto

vereador-Xandao-15-02-2018

Salto, 16 de fevereiro de 2018

Na 2ª Reunião Ordinária de 2018, realizada na quinta-feira, dia 15, na Câmara da Estância Turística de Salto, o vereador Alexandre Martins “Xandão”, pela Indicação nº 08/2018, requisitou ao prefeito de Salto, Geraldo Garcia, para que, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, providencie a manutenção da área de lazer do Jardim Saltense, localizada na rua Teófilo Leite. Na área de lazer, faz-se necessária a pintura dos bancos, troca de lâmpadas dos refletores, restauração das muretas, complemento da areia da quadra, bem como sua cobertura com rede de proteção. O objetivo dessas melhorias é tornar o local de lazer dos moradores mais agradável, diminuir o risco de acidentes e aumentar a segurança dos munícipes que trafegam pelo local.

Com a Indicação nº 09/2018, solicitou ao chefe do Executivo para que, através do Departamento de Trânsito, providencie a implantação de uma lombada na rua Costa do Marfim, em frente à unidade de educação infantil I e II, no Jardim Planalto. O local supramencionado está sendo motivo de preocupação constante dos pais que levam seus filhos à escola, uma vez que os motoristas têm aplicado alta velocidade com seus veículos ao passar pela citada via, colocando em risco outros condutores e pedestres. Vale frisar que, após a colocação da lombada, o Departamento de Trânsito deverá indicar corretamente o obstáculo com placas e sinalização de solo para correta orientação dos motoristas.

2-sessao-ordinaria-15-02-2018-site

Confira as Indicações e os Requerimentos encaminhados pelos demais vereadores:

Cícero Granjeiro Landim – Por meio do Requerimento nº 13/2018, o vereador pediu ao prefeito de Salto, Geraldo Garcia, para que envie a esta Casa de Leis informações e esclarecimentos sobre o material escolar da Rede Básica de Educação Municipal Pública, ano 2018, dos alunos da Administração Pública Municipal, conforme segue: Enviar cópias do procedimento licitatório para aquisição dos materiais escolares (na forma em que se encontra); Esclarecer a justificativa para o cancelamento do procedimento que se encontrava em tramitação, informando eventual falha técnica, administrativa (ou de outra natureza) cometida (causando o atraso) e sua responsabilidade nominal; Já foram formuladas as listagens de materiais (que serão disponibilizados) e calendário de entrega por unidade escolar em 2018? Providenciar o envio de cópias; Informar o valor estimado das aquisições. Pelo Requerimento nº 14/2018, considerando ser ato rotineiro a contratação, pela Administração Pública Municipal, da empresa Tranzum Planejamento e Consultoria de Trânsito Ltda., de propriedade do senhor engenheiro Alexandre Zum, questionou o chefe do Executivo: Quais os estudos desenvolvidos quanto ao trânsito em 2017 pela referida empresa no Município de Salto? Enviar cópias completas; Ocorreu implementação de algum estudo? Qual o planejamento de sua efetivação?; Informar quais os valores pagos em 2017 à referida empresa; A empresa realizou estudos sobre implementação de radares?.

Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – Com a Indicação nº 11/2018, o vereador solicitou ao chefe do Executivo para que, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, proceda à construção de uma praça em uma área pública localizada na esquina da rua Marechal Deodoro da Fonseca com a rua João Batista Figueiredo, em frente ao Edifício São Bento, no Jardim Bandeirantes. Esta é uma reivindicação dos moradores do bairro supracitado, os quais se comprometem a cuidar do local caso a prefeitura efetive a construção dessa praça. Ressalto que os munícipes deste bairro carecem de espaços públicos onde possam usufruir de momentos de entretenimento, conversar e manter vínculos sociais. Por meio do Requerimento nº 18/2018, concedeu Votos de Congratulações e Louvor ao Guarani Saltense Atlético Clube, pelos seus 80 anos de fundação, completados no dia 10 de fevereiro deste ano. Fundado por um grupo de rapazes no dia 10 de fevereiro de 1938, o Guarani Saltense Atlético Clube figurou nas divisões inferiores do futebol paulista por um total de 21 temporadas. A adoção de seu nome veio através de uma homenagem ao compositor campineiro Carlos Gomes, o qual é autor da ópera “O Guarani”. O Requerimento, sujeito à deliberação do Plenário, foi votado e aprovado.

Edemilson Pereira dos Santos – Pelo Requerimento nº 19/2018, o vereador solicitou ao prefeito de Salto, Geraldo Garcia, que            informe a numeração e cópia processual e a temática do conjunto de Ações Civis Públicas em tramitação movidas pela Promotoria de Justiça de Salto em face da Administração Pública Municipal, bem como pediu que informe a numeração e cópia de Inquéritos Civis Públicos em tramitação instaurados pela Promotoria de Justiça de Salto em face da Administração Pública Municipal.

José Benedito de Carvalho “Macaia” – Por meio da Indicação nº 10/2018, o vereador pediu ao chefe do Executivo para que, através da Secretaria de Meio Ambiente, proceda à poda da árvore situada na rua da Pátria, altura do nº 159, no bairro Cecap. A árvore supracitada está com os galhos excessivamente grandes, impossibilitando o tráfego na calçada pelos pedestres e proporcionando demasiados riscos aos moradores, uma vez que estão se encontrando com a fiação elétrica.

Luiz Carlos Batista “Luizão” – Com o Requerimento nº 21/2018, o vereador concedeu Votos de Congratulações e Louvor à atleta Giovanna Costa Martins pela conquista do tricampeonato da “Disney World Marathon”, realizada em Orlando, Flórida, Estados Unidos, no dia 07 de janeiro deste ano. No 25º aniversário do “Walt Disney World”, a brasileira Giovanna Costa Martins venceu a “Walt Disney World Marathon Weekend”, categoria feminina, consolidando o título de tricampeã da prova, após percorrer 42km, que se estendem pelos quatro parques temáticos da Disney. Giovana venceu em 2015, 2017 e 2018. Acredita-se que Giovanna seja a primeira mulher a vencer uma grande meia maratona (mais de 10 mil corredores já participaram desse evento, entre homens e mulheres) e a primeira corredora feminina da Run Disney a cruzar a linha de chegada na prova de 21km. O Requerimento, sujeito à deliberação do Plenário, foi votado e aprovado.

Márcio Conrado – Pela Indicação nº 12/2018, o vereador solicitou ao prefeito de Salto, Geraldo Garcia, para que, através do departamento competente, faça a remoção de um carro abandonado na rua Joaquim Nabuco, nº 437, na Vila Teixeira. Esse carro foi abandonado há quase dois anos e está causando muitos transtornos à população, por estar acumulando água que pode servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti, bem como atrapalhando a passagem de pedestres e veículos pela referida rua. Com o Requerimento nº 20/2018, perguntou ao chefe do Executivo por que o quarteirão da rua Augusto Mazza, localizado entre a rua Rui Barbosa e a avenida Dom Pedro II, ainda permanece em sentido de mão dupla, sendo que foi mudado o sentido no trecho da rua Castro Alves até a rua Rui Barbosa e da avenida Dom Pedro II até a Escola Estadual Prof.ª Leonor Fernandes da Silva, e quando será mudado para sentido único o quarteirão supracitado. Moradores do referido quarteirão alegam passar por vários transtornos, pois a rua, sendo estreita e com estacionamento dois lados, não há espaço suficiente para que dois carros passem ao mesmo tempo, e isso tem causado lentidão no trânsito local.

Roberto Natalino Silveira – Por meio do Requerimento nº 15/2018, o vereador, tendo em vista a resposta ao Requerimento nº 101 de sua autoria, que chegou a esta Casa no ano passado, pediu ao chefe do Executivo para que informe quando serão substituídos os cones de sinalização viária por guard-rails (defensas metálicas) na rua Nove de Julho (entrada da cidade pela SP-75). Com o Requerimento nº 16/2018, tendo em vista solicitação, através das indicações nºs 117/2016 e 57/2017, para implantação de uma lombada e vagas para estacionamento na rua Marechal Rondon, no trecho entre os nºs 1.500 e 1.600, no Parque Residencial Rondon, questionou o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, por que ainda não foram realizadas essas benfeitorias.Pelo Requerimento nº 17/2018, tendo em vista solicitação, através das indicações s 643/2015, 304/2016 e 457/2017, para pintura de solo da sinalização de trânsito em toda a extensão da avenida dos Trabalhadores, inclusive na rotatória do cruzamento com a rua Ribeirão Preto, perguntou ao chefe do Executivo por que ainda não foram realizados esses serviços.

Vinícius Saudino de Moraes – Com a Indicação nº 07/2018, o vereador requisitou ao prefeito de Salto, Geraldo Garcia, para que, através da Secretaria de Saúde, implante o Prontuário Eletrônico do Paciente no Município de Salto. O PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) é definido como um sistema de prontuário médico padronizado e digital e consiste em um registro eletrônico elaborado com especificidade para apoiar o usuário, oferecendo acesso prático a todo o histórico clínico do paciente. Entre as principais vantagens do sistema de Prontuário Eletrônico destacam-se a otimização de recursos, rápido acesso aos problemas de saúde do paciente – tanto antigos como recentes –, aprimoramento do processo de tomada de decisão, acesso ao conhecimento científico atualizado, melhor legibilidade dos dados, segurança e possibilidade de backup.

- PROJETOS APRESENTADOS PELOS VEREADORES:

- Projeto de Lei nº 04/2018 – Vereador Edemilson Pereira dos Santos – Obriga os postos de combustíveis localizados na Estância Turística de Salto a informar aos consumidores se a gasolina comercializada é formulada ou refinada e o nome do fornecedor.

**Não houve convocação de projetos para a discussão/votação na próxima sessão ordinária.

Confira na íntegra o vídeo da 2ª Sessão Ordinária de 2018.