vereador-vinicius-saudino-site

Salto, 17 de maio de 2017

Nesta terça-feira, dia 16, o vereador Vinícius Saudino de Moraes protocolou na Câmara de Salto o Projeto de Lei nº 29/2017, que propõe instituir o mês ‘Abril Marrom’ em Salto – mês municipal de prevenção e combate à cegueira.

De acordo com o vereador, a propositura tem como finalidade incentivar que no mês de abril sejam realizadas atividades para conscientizar e educar a população para a importância da prevenção às doenças que levam à cegueira; além disso, estimular as visitas periódicas ao oftalmologista, a realização de exames preventivos e divulgação de dados e informações sobre o problema, a fim de reduzir a sua incidência.

Em sua justificativa, o vereador ressaltou que há múltiplas causas para a cegueira – como o glaucoma, catarata, doenças de córnea, dentre outras -, sendo importante dedicar um mês inteiro para esta conscientização, destacando que as ações deverão ser realizadas sem nova despesa pública municipal, apenas utilizando a estrutura pública já existente.

“Com o ‘mês marrom’ visamos somar esforços, envolvendo a participação da sociedade, entidades médicas e centros hospitalares, para alertar a população saltense acerca da necessidade de se prevenir, a fim de minimizar os graves efeitos provocados pela perda da visão”, esclareceu o vereador.

Depois de apresentado, o Projeto de Lei nº 29/2017 segue tramitando na Casa de Leis, aguardando agora parecer do setor jurídico do Legislativo saltense e também das Comissões Permanentes, antes de ir para discussão e votação em Plenário.

*Com informações do vereador Vinícius Saudino de Moraes.