Vereador Alemão solicita limpeza em área verde do Jardim Santa Cruz

Posse 2017  -  007

Salto, 12 de abril de 2017

Na 10ª Reunião Ordinária de 2017, realizada na terça-feira, dia 11, na Câmara da Estância Turística de Salto, o vereador Celso Charnoski “Alemão do Santa Cruz” solicitou pela Indicação nº 166/2017 que a Prefeitura de Salto realize a limpeza de área verde localizada na Rua Hilário Ferrari, no trecho entre os nº 26 e 37, no Jardim Santa Cruz. Segundo o vereador, no local há acúmulo excessivo de lixo e objetivos, servindo de criadouro para diversos animais peçonhentos. Já com a Indicação nº 167/2017, pediu que seja realizada a poda de árvores e limpeza geral da Avenida Presidente Prudente, na altura do nº 81, no Jardim Marília, pois as árvores estão muito grandes e atrapalham a visibilidade, e já estão alcançando a rede elétrica. Além disso, a avenida é coberta por paralelepípedos e o mato está crescendo entre eles, sendo necessária a limpeza e capinação para que continue transitável. Através da Indicação nº 168/2017, solicitou que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realize o tamponamento de um buraco na Avenida Princesa Isabel, altura do n° 855, Jardim Santa Cruz, sendo que o buraco dificulta o tráfego seguro de condutores e pedestres que passam pelo local.

Confira as demais Indicações e Requerimentos encaminhados pelos vereadores:

Alexandre Martins “Xandão” – Com a Indicação nº 181/2017, pediu que o Departamento de Trânsitoprovidencie a implantação de redutores de velocidade na Avenida Hilário Ferrai, especialmente no trecho ao lado do Bairro Jardim Itaguaçu. O vereador ressaltou que a implantação de redutores se faz necessária, uma vez que os motoristas têm aplicado alta velocidade com seus veículos ao passar pela citada via, colocando em risco outros condutores e pedestres. Já através da Indicação nº 182/2017, solicitou que a Prefeitura de Salto realize estudo para encontrar uma solução urgente para a erosão de terra que ocorreu ao lado da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Roque Lazzazera, nº 507, no bairro Jardim Nossa Senhora do Monte Serrat. Segundo Xandão, neste local há uma área verde, no lado aposto a lateral do terreno desta igreja, que está sendo tragada por esta erosão, acarretando em seu desbarrancamento e no das árvores que estão situadas nesta região. Já pela Indicação nº 183/2017, pediu que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos proceda o tamponamento do buraco situado na esquina da Rua Roque Lazzazera com a Avenida das Bandeiras, Bairro Nossa Senhora do Monte Serrat, pois os condutores que não conhecem este local se enganam quanto à profundidade do buraco, acreditando que este é mais fundo e desviam instintivamente. À vista disto e em razão do grande fluxo de veículos da via que é mão dupla, há demasiado risco de acidentes, sendo de suma importância o tamponamento deste buraco.

Álvaro Pacheco – Com a Indicação nº 165/2017, pediu que a Prefeitura de Salto providencie o desentupimento de um buraco localizado na rua Bofete, nº 55, Jardim da Cidade III, sendo que o bueiro não está realizando a devida captação de água e prejudicando severamente o escoamento de água e os aspectos urbanísticos dos locais próximos, e muitas casas estão sendo invadidas pelas enchentes quando há fortes chuvas nesta localidade. Através da Indicação nº 184/2017, solicitou que o Departamento de Trânsito, instale placas de travessia de animais silvestres na Estrada Municipal Slt-170, no trecho entre o Condomínio Zuleika Jabour e a divisa com o município de Elias Fausto, tendo como objetivo advertir e alertar motoristas e usuários da rodovia sobre a presença de animais silvestres e os riscos de atropelamentos das espécies de animais silvestres que existem nesta região.

Cícero Granjeiro Landim – Pela Indicação nº 162/2017 pediu que o Departamento de Trânsito, proceda a implantação de lombo-faixas em frente à empresa Continental Brasil Indústria Automotiva, na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº 203, no Parque Residencial Rondon; e em frente ao estacionamento do Sonda Supermercados, Avenida dos Trabalhadores, nº 1506, Jardim Marilia. Segundo o vereador, nestes locais há um grande fluxo de condutores e pedestres, sendo importante a instalação destes redutores de velocidade com faixa de pedestres integrada, uma vez que acarretaria no tráfego em velocidade adequada pelos condutores e proporcionaria segurança aos pedestres desta região. Com a Indicação nº 163/2017, solicitou que seja realizado o tamponamento adequado da galeria de águas pluviais situada em frente ao nº 67 da rua Diamante,  no Jardim Sontag. De acordo com o vereador, a galeria foi vedada incorretamente e a sua abertura está parcialmente fechada, estando desnivelada quanto à via, inviabilizando o tráfego seguro de condutores e pedestres, além de contribuir para a proliferação e a infestação de vetores, como o mosquito Aedes Aegypt e animais peçonhentos.

Clodoaldo Martins de Oliveira – Através da Indicação nº 170/2017, o vereador pediu que o Departamento de Trânsito, proceda a implantação de uma lombada em frente ao nº 521 da rua Gentil de Barrios, no Jardim Nair Maria, pois nesta via os condutores estão trafegando em velocidade inadequada, proporcionando riscos aos pedestres. Deste modo, faz-se necessária a inserção desta lombada para reduzir a aceleração dos veículos. Com a Indicação nº 171/2017, solicitou que seja feita a remoção das árvores caídas na extensão da rua Hilário Ferrari, no Parque Residencial Rondon, sendo que estas árvores caíram após as fortes chuvas e até o presente momento não foram retiradas, acarretando em grandes infortúnios aos pedestres que não conseguem trafegar com segurança pelo passeio público. Pela Indicação nº 172/2017, pediu que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realize a operação tapa-buracos na extensão da rua José de Almeida Campos, no Parque Residencial Rondon.

Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – Pela Indicação nº 173/2017, solicitou que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos proceda o tamponamento de buracos situados na extensão do Jardim Panorama, principalmente na via que fornece acesso à rua Nove de Julho. Segundo o vereador, o logradouro está com a sua integralidade esburacada, o que pode propiciar acidentes. Através do Requerimento nº 71/2017, pediu que o SAAE Ambiental informe quando será resolvido em definitivo o problema da grande quantidade de água suja que sai das torneiras residenciais da região noroeste do município; bem como, quais soluções estão sendo tomadas para solucionar este problema que afeta a saúde da população. Já com o Requerimento nº 72/2017, assinado também pelo vereador Antônio Cordeiro dos Santos, foi solicitado que representante do Sindicato dos Servidores Públicos de Salto compareça à Câmara de Salto, junto com representante da Prefeitura, para prestar esclarecimentos acerca do acordo coletivo firmado entre ambos, salientando que a convocação dos representantes do Executivo já foi realizada através do Requerimento nº 57/2017, aprovado pelo plenário da Câmara Municipal na Sessão Ordinária realizada no dia 04 de abril de 2017.

Edemilson Pereira dos Santos – Com o Requerimento nº 68/2017, questionou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de qual é a previsão de manutenção, limpeza e demais providências no prédio reformado dos Correios, na Rua Prudente de Moraes, esquina com a Rua Dr. Barros Jr; se será realizado novo processo licitatório para a conclusão dos serviços na agência de Salto; e quando serão retomados os serviços, sendo que durante o processo de reformas, detectou-se inconformidades em alguns serviços realizados pela empresa contratada para execução das obras, como sistema de alarme e circuito fechado de TV, cobertura, comunicação visual externa e acabamentos internos, conforme divulgado pela imprensa local. Ainda no documento, o vereador pergunta sobre qual é a previsão para o funcionamento desta instalação para a Agência do Correio de Salto e se, com a inauguração deste prédio, será fechada a agência localizada na Rua Nove de Julho, nº 743, Centro. Através do Requerimento nº 69/2017, questionou o gerente de negócios fa Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), Rogério Klinke Gualda Moura, por qual motivo vem ocorrendo constante queda de energia nos bairros da cidade de Salto; Se existe algum plano de ação para melhorar a qualidade do serviço prestado na cidade e qual o cronograma de corte de árvores por parte desta concessionária para evitar queda de energia quando os galhos atingem a rede elétrica por causa dos ventos e acontece a interrupção de energia. Pelo Requerimento nº 70/2017, fez os seguintes questionamentos a Prefeitura de Salto: Se a Prefeitura pretende elaborar projeto de regulamentação do serviço de Uber na cidade como ocorreu em cidades da região; o que esta Administração tem feito para fiscalizar o serviço do Uber (aplicativo para dispositivos móveis que coloca os usuários em contato direto com os automóveis de passageiros com condutor); Se a Prefeitura disponibilizará alvarás para o serviço de Uber; Se vai ser aberto credenciamento para os motoristas interessados explorar o serviço de Uber em Salto e quantos veículos estão operando com este serviço de Uber na cidade.

José Benedito de Carvalho “Macaia” – Com a Indicação nº 174/2017, pediu que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e oDepartamento de Trânsito realizem um estudo visando à construção de uma ciclovia em toda a extensão da Avenida Hilária Ferrari. Segundo o vereador, os ciclistas reclamam que precisam trafegar pela avenida e, devido ao intenso fluxo de veículos, torna-se uma travessia perigosa. Já pela Indicação do nº 175/2017, pediu que a Secretaria de Obrase oDepartamento de Trânsito realizem um projeto que transforme em sentido de mão dupla a avenida que liga os Jardins Santa Marta e Laguna. De acordo com o vereador, apenas um lado da avenida foi asfaltado e possui sentido único. O outro lado ainda está coberto por terra, o que leva os motoristas a ingressarem na via asfaltada, na contramão, para chegar ao seu destino. O objetivo desta solicitação é evitar colisões até que a obra seja finalizada. Através da Indicação nº 176/2017 – assinada também pelo vereador Celso Charnoski “Alemão” - pediu que a Prefeitura de Salto proceda a substituição do alambrado que cerca o campo de futebol “José Floriano Oliveira”, no Jardim Santa Efigênia, ressaltando que o alambrado está danificado e seu reparo é de suma importância, pois visa garantir a funcionalidade do campo, contendo a bola durante o jogo, bem como evita que vândalos possam adentrar no local para utilizá-lo de forma inadequada.

Lafaiete Pinheiro dos Santos – Pela Indicação nº 185/2017, pediu que a Prefeitura de Salto estude a possiblidade de interligar a rotatória da Avenida José Maria Marques de Oliveira à Avenida Brasília, a qual dá acesso aos bairros: Jardim Saltense, Residencial Fabri , Sol D´Icaraí, São João e outros. De acordo com o vereador, o objetivo é desafogar o trânsito nos horários de picos que acontece neste trecho e, também, evitar que acidentes ocorram. Através da Indicação nº 186/2017, solicitou que o Departamento de Trânsito, instale placas de informações sobre dia e horários da Feira Livre do bairro São Judas Tadeu, para alertar e educar os motoristas que precisam estacionar seus veículos neste bairro nos dias e horários que acontece a Feira Livre, e assim permitir que os feirantes tenha local para montar suas barracas sem nenhum transtorno.

Márcio Conrado – Com a Indicação nº 169/2017, solicitou que a Prefeitura de Salto – juntamente com a Associação Vicentina Frederico Ozanam - realizem um estudo visando melhorias na acessibilidade de pessoas com deficiência física nos banheiros do Terminal Rodoviário de Salto. O vereador destacou no documento que pelo crescimento da população e, consequentemente, de passageiros ao longo dos anos, é necessário ampliar e adaptar este local público às demandas da população, e no caso dos deficientes físicos precisam de mais atenção no quesito acessibilidade.

Nilson Benedito da Silva “Neguinho do Açougue” – Através da Indicação nº 178/2017 – assinada também pelo vereador Edemilson Pereira dos Santos - pediu que a Prefeitura de Salto realize a limpeza  e colocação de placas indicativas de “Proibido o descarte de lixos” em toda a área verde do Jardim das Nações, no trecho que compreende as ruas Japão, Argélia e Rodésia. O vereador destacou que neste bairros, muitas pessoas estão jogando entulhos  e sofás nas áreas, não levando para o Ecoponto, que é um lugar apropriado e legalizado para este fim. Já com a Indicação nº 179/2017 - assinada também pelo vereador Edemilson Pereira dos Santos - solicitou que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realize a operação tapa-buracos em todo o Parque Laguna, em especial nos seguintes locais: entrada do bairro; início da Avenida Jurista Vicente Raul; cruzamento da Avenida Jurista Pontes de Miranda e na Rua Jurista Celso Delmanto, em frente ao nº 328, sendo que estes locais estão intransitáveis, precisando de manutenção urgente na camada asfáltica haja vista que os vários buracos existentes estão ficando cada vez maiores devido à circulação de veículos. Pela Indicação nº 180/2017 - assinada também pelo vereador Edemilson Pereira dos Santos - pediu que a Prefeitura de Salto realize um estudo visando a construção de uma área de lazer na Avenida Francisco Morato, no Parque Laguna, sendo que a construção de um novo ponto de lazer é estimular a prática de exercícios e a convivência entre os amigos e a família, que vai atender principalmente aos moradores do bairro.

Otávio José Castanha Miralhes – Com o Requerimento nº 67/2017, pediu que a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), seja oficiada para que realize a substituição da lâmpada queimada do poste público situado em frente ao nº 192 da rua das Palmas, Bairro Residencial Porto Seguro, sendo que a lâmpada está queimada, não disponibilizando iluminação suficiente para a via, tornando-a escura.

Vinícius Saudino de Moraes – Pela Indicação nº 164/2017, solicitou que a Prefeitura de Salto proceda a substituição dos filtros de água situados em todas as escolas municipais (CEMUS). Segundo o vereador, os filtros estão muito antigos, não funcionando mais corretamente, o que pode influenciar na saúde dos alunos, professores e funcionários destes centros de ensino. Já com a Indicação nº 177/2017, pediu que o Poder Executivo disponibilize guardas civis municipais aos finais de semana em todas as Creches Municipais, pois as creches municipais não detêm guardas civis municipais durante os finais de semana para que ocorra a sua devida fiscalização, a fim de inibir a marginalidade nestes locais, a degradação de seus prédios e o medo aos moradores da região.

- ORDEM DO DIA:

- Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2017 – do Vereador Divaldo Aparecido dos Santos – Modifica o artigo 30 da Lei Orgânica do Município, que trata da Sessão Legislativa Anual.

- 2ª Votação: Dois Terços e Nominal

Votado e aprovado por unanimidade.

- Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 02/2017 – do Vereador Edemilson Pereira dos Santos e outros – Modifica o artigo 6º da Lei Orgânica do Município, que trata do número de vereadores que compõem a Câmara Municipal da Estância Turística de Salto.

- 2ª Votação: Dois Terços e Nominal

Votado e aprovado por unanimidade.

Confira na íntegra o vídeo da 10ª Sessão Ordinária.