Natalino-David-Everson-Uip-site

Salto, 15 de dezembro de 2016

Nesta terça-feira, dia 13, o vereador Roberto Natalino Silveira esteve no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde se encontrou com o governador Geraldo Alckmin e com o secretário estadual da Saúde, Dr. David Everson Uip. Na ocasião, o vereador entregou ao secretário dois ofícios tratando de solicitações referentes à saúde no município de Salto.

Em um dos documentos, o vereador Natalino solicita que o Dr. David tome uma posição em relação aos fatos ocorridos e anunciados nos jornais locais sobre a paralisação de médicos que atuam no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Pronto-Socorro, Maternidade e UTI do Hospital Nossa Senhora do Monte Serrat de Salto. O ofício relata que o atraso está no repasse de verbas do Estado ao município, o que gerou a falta de pagamento aos médicos que trabalham nas referidas unidades do hospital.

Natalino também explica que a Sociedade Beneficente São Camilo, administradora do hospital, anunciou que os repasses não ocorreram e isso implicou na suspensão de cirurgias eletivas, e que a Prefeitura acatou pedido do hospital e antecipou parte do valor que deveria repassar à instituição, a fim de que esta pudesse pagar suas despesas em aberto. Assim, os pagamentos de pessoal referentes ao mês de outubro foram regularizados, porém os de novembro e dezembro estão em atraso. O secretário Dr. David disse ao vereador Natalino que está a par da situação e que está trabalhando com sua equipe para sanar esse problema.

No outro ofício, Natalino pede que o secretário interceda junto à renovação do contrato com o AME de Salto, visto que o município já encaminhou os documentos necessários, bem como solicita a liberação de recursos para a realização de uma pequena adequação interna no Hospital Nossa Senhora do Monte Serrat, de modo a abrigar um grande número de pacientes que diariamente passam pelo local, inclusive de outras cidades, criando uma espécie de sala de acolhimento. Tal ambiente serviria para que os pacientes pudessem ficar protegidos da exposição ao sol e à chuva, bem como de outros perigos estando nas redondezas do hospital, enquanto aguardam pelas consultas e tratamentos antes do retorno às suas cidades.

Segundo Natalino, uma emenda parlamentar solicitada dois anos atrás por ele ao deputado estadual Rodrigo Moraes (DEM), para a criação de uma sala de acolhimento aos pacientes, encontra-se em processo de liberação.

*Com foto e informações do vereador Roberto Natalino Silveira.