presidente-da-camara-participa-da-solenidade-de-instalacao

Na manhã desta quarta-feira, dia 21 de agosto, o Presidente da Câmara da Estância Turística de Salto, Vereador Divaldo Aparecido dos Santos – Garotinho participou da solenidade de instalação do Processo Judicial Eletrônico – o PJe-JT – na Vara do Trabalho de nossa cidade.

Além do Presidente do Poder Legislativo Saltense, estavam presentes no evento o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Desembargador Dr. Flavio Allegretti de Campos Cooper, o Desembargador do TRT15, Dr. João Batista Martins Cesar, o Juiz Titular da Vara do Trabalho de Salto, Dr. Marcelo Carlos Ferreira, a Chefe de Gabinete do Prefeito, Rita de Cássia Modesto, o Presidente da Subseção de Salto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Cleber Matiuzzi, além de diversos advogados, servidores do judiciário e convidados.

Com a instalação do o PJe-JT em nossa cidade, já são 36 Varas do Trabalho em operação com o sistema,  que têm como base a tramitação totalmente eletrônica do processo, via internet. A estratégia do TRT é superar a meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a instalação da ferramenta em 40% das unidades judiciárias de cada Regional Trabalhista em 2013.

Agora, o computador passa a fazer tarefas repetitivas e mecanizadas, como juntada de petição, formação de agravo, contagem de prazo, entre outros. Além de acelerar o andamento processual e reduzir o impacto ambiental ao eliminar o uso do papel, o sistema atua diretamente na redução de gastos públicos, ao possibilitar um enxugamento nos custos da atividade fim do Judiciário, a diminuição de despesas em material de expediente, pessoal, mobiliário, prédios para acomodação dos processos que tramitam em autos físicos, arquivos e transporte.