Edemilson-Canil-Municipal1

Salto, 09 de junho de 2016

O vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou, na manhã desta quinta-feira, dia 09, um ofício ao prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, e à presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (CMDDA), Rogéria Tolaino, solicitando a intervenção da Administração para apurar possíveis irregularidades e possíveis maus tratos no Canil Municipal de Salto, e omissão do responsável técnico do canil, em se atentar aos cuidados veterinários de alguns animais.

Edemilson-Canil-Municipal2

“Na tarde de ontem, dia 08, estive visitando o Canil Municipal acompanhado do veterinário Daniel Bertani, e saímos profundamente insatisfeitos ao ver que o serviço terceirizado não vem recebendo as devidas atenções, conforme remuneração e contrato vigente. Sempre visitei o canil e, inclusive, sempre relatei as visitas e as melhorias e avanço aos cuidados aos animais. Porém, após alguns meses sem comparecer no local, me surpreendi com a visita. A maioria dos animais está saudável, porém alguns em situações alarmantes, vivendo em condições inadmissíveis e debilitadas”, enfatizou o vereador.

De acordo com Edemilson, o livro de visitas atesta que o veterinário responsável esteve pela última vez no canil em meados do mês passado. Os animais (atualmente cerca de 100 cães e gatos) deveriam estar sendo monitorados por veterinários diariamente ou, no mínimo, duas vezes por semana. O canil tem dois servidores que fazem a manutenção de alimentação, segurança, higiene e estrutura física do local.

Edemilson-Canil-Municipal3

“O problema está no atendimento veterinário, pois muitos animais precisam de atenção constante, pois chegaram ao canil em boas condições de saúde e hoje estão debilitados por falta do acompanhamento técnico. Cito aqui alguns animai: um cão dog alemão chegou ao canil em boas condições e se encontra doente, magro, com a articulação dos pulsos inchada. Animais com olho cheio de secreção. Dois cães, magros, ambos se recuperando de fratura na perna. Destes, um já passou mais de um mês de retirar o ponto da cirurgia, e outro está em pele e osso, sem nenhum tratamento para recuperar peso e saúde”, ressaltou.

Segundo o representante do Legislativo saltense, um dos animais tem todas as características de Leishmaniose, porém nenhum exame foi realizado até o presente momento para confirmar a doença ou outra enfermidade. A baia conhecida como canil comunitário, devido à quantidade de animais, tem um cão com o braço e o antebraço inchados, além da perna e mancando. Também sem nenhum diagnóstico técnico e sem tratamento.

Edemilson-Canil-Municipal4

“As condições estão precárias no canil. Apesar de todas as baias possuírem pallets para os animais não ficarem expostos ao chão úmido e gelado, a umidade do local não oferece um abrigo satisfatoriamente. Tem diversos cães presos há mais de dez anos sem ter um espaço adequado para correr, brincar ou tomar sol e se exercitar, vivendo em uma verdadeira prisão”, destacou Edemilson.

O ofício também relata que a ração (Speed Dog) é de péssima qualidade e o resultado pode ser observado nas fezes dos animais com diarreia dia e noite, tanto os gatos quanto os cachorros.  Os animais alojados deveriam receber ração de qualidade média, para que os animais tenham condições de suportar as adversidades do canil.

Edemilson-Canil-Municipal5

“Outra questão que chama atenção é o melhor acondicionamento térmico dos canis. É preciso que seja garantida roupa para todos, pois a intensa queda brusca de temperatura também é sentida pelos animais. Apesar de as baias receberem papelões, isso não é suficiente”, salientou.

Edemilson diz, no documento, que o contrato de prestação de serviço com a empresa terceirizada prevê a realização de feirinhas para fomentar a doação dos animais e isso não vem ocorrendo. “Portanto, conforme mostram as fotos, os animais precisam de ajuda, senhor prefeito. Sugiro que faça uma visita no local, bem como a visita do veterinário do setor de Zoonoses, para que elabore um relatório apresentando a realidade do local, com imparcialidade, pois a situação é crítica”.

Edemilson-Canil-Municipal6

“Solicito que o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais faça uma fiscalização no local também, assim como o secretário de Saúde, para que forças sejam somadas junto a esta Casa de Leis, para que os animais recebam os devidos cuidados, afinal a conta está sendo paga mensalmente e o mínimo que se espera é qualidade na prestação do serviço. Fico no aguardo de providências, pois se nenhuma atitude for tomada solicitarei a intervenção do Conselho Regional de Medicina Veterinária, bem como da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente”, finalizou o vereador.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.

Edemilson-Canil-Municipal7