documentario-sobre-trem

Foi lançado oficialmente e exibido na tarde desta terça-feira, dia 20 de agosto, no Plenário da Câmara da Estância Turística de Salto, o documentário “Trem Republicano 1873”.

O evento contou com a presença dos membros do Poder Legislativo Saltense, do Prefeito de nossa cidade, Juvenil Cirelli, do Secretário da Cultura, Marcos Pardim, da Secretária da Educação, Milta Alves Ribeiro Maron, do Gerente de Propaganda das Lojas Cem, que patrocinou o projeto, Maurício Gardenal, de diretores municipais e de diversos convidados.   

No documentário, que é uma realização do Ministério da Cultura, com direção de Barros Freire, roteiro de Pola Galé e colaboração do historiador Jonas Soares, que estavam presentes na exibição, notáveis historiadores e jornalistas comentam a inauguração da Ferrovia Ytuana e a Convenção Republicana de Itu em 1873, fatos e acontecimentos que provocaram a queda da Monarquia e a Proclamação da República em 1889, sonorizado com músicas de consagrados maestros do Museu da Música de Itu, Conservatório de Tatuí e World Percussion Academy – Berlim, ilustrado com o precioso acervo do Museu Republicano USP – Itu, Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”, Museu Imperial de Petrópolis, Museu Afro Brasil e Museu Paulista USP. 

O Presidente da Casa de Leis de nossa cidade, ao fazer uso da palavra, enalteceu o trabalho realizado pelos idealizadores do documentário e agradeceu às Lojas Cem, pelo apoio dado a produção.

“Esse documentário mostra muito da rica história de nossa cidade e também da vizinha cidade de Itu. É um maravilhoso trabalho e só podemos parabenizar seus idealizadores e às Lojas Cem, que sempre apóia projetos culturais aqui em Salto”, confirmou Garotinho.